Há muitos meses que a Biblioteca Municipal de Cubatão, situada no coração da cidade, não abria as portas para acolher seu público. Depois de uma restauração completa, o local recebeu com na noite desta quarta (23), com ‘tapete vermelho’, o concerto de 50 anos do Grupo Rinascita de Música Antiga. Além da apresentação, o secretário municipal de Cultura Omar Bermedo anunciou as novidades que a Biblioteca abrigará, sem fugir da sua principal função. “A Biblioteca Municipal será um novo espaço na cidade de Cubatão: um prédio preservando sua belíssima história, porém com funcionalidade e antenado com a realidade. Será o conceito que chamamos de bibliotech, com espaço cultural multiplataforma, conectado para atrair o público”, disse o secretário.
O lugar também terá espaço para estúdio de podcast literário, contemplando os escritores locais, jornalistas, apreciadores da literatura. Uma sala imersiva vai recontar a vida e obra do escritor cubatense Afonso Schmidt, dando visibilidade a este artista de vanguarda, vencedor do Troféu Juca Pato em 1.963, um dos mais importantes reconhecimentos para intelectuais do Brasil. Também contará com sala infantil de leitura, incentivando o hábito junto aos pequenos, o que já era uma tradição da Biblioteca com sua contação de histórias. Vai ter, ainda, mini anfiteatro, sala de exposições, de jogos e de coworking, além de um café-escola para bater papo, fazer um lanche e falar sobre livros.
O destaque ficou por conta do anúncio da criação do ‘Museu da Indústria’, espaço que vai recontar a história do polo industrial, que se confunde com o crescimento de Cubatão e com a vida de muitas pessoas, cubatenses ou não. “Meus pais são chilenos e vieram buscar oportunidades no Brasil. Encontraram isso aqui em Cubatão, na então Cosipa. O polo industrial e consequentemente a cidade de Cubatão fazem parte da minha vida e da minha família. Ter a oportunidade de ajudar a reabrir a Biblioteca Municipal, lugar emblemático pra Cultura local, e ainda anunciar o Museu da Indústria é muito especial. Tenho certeza de que muita gente se reconhece nisso”, disse Bermedo. O secretário informou que o projeto ainda está sendo formatado e deverá ser realizado em parceria com empresas do polo.
História da Biblioteca Central – A Biblioteca Municipal foi completamente restaurada, desde o imponente frontão, passando por todo interior do prédio até chegar ao Arquivo Histórico. O prédio está situado na Av. Nove de Abril, 1.947, e guarda muita história: erguido em 1.936, já foi sede da Prefeitura Municipal e abrigou o primeiro grupo escolar de Cubatão, a Escola Júlio Conceição. Em 1981, passou à principal biblioteca da cidade. A reforma incluiu reparos, restauração dos elementos, instalação de equipamentos de acessibilidade, como elevador.
A fachada recuperou a versão original do frontão, com elementos, cores, além dos azulejos portugueses; portas de ferro; janelas da época. A fachada é tombada como patrimônio cultural de Cubatão por meio do decreto 9.124/2007. No interior, as melhorias incluíram recuperação do telhado, pisos, hidráulica, elétrica, banheiros, além de acessibilidade com elevador. Nos fundos, a reforma também se estendeu ao Arquivo Histórico e setor de Som.
Por: Secom Cubatão
Foto: Secom Cubatão/Maiko Santana