Cubatão terá nova empresa de transporte coletivo

Veículos contarão com wi-fi e ar condicionado. Tarifa não será alterada
A Viação Fênix administrará o transporte público municipal pelos próximos 15 anos, prorrogáveis por mais cinco anos. A empresa venceu o processo licitatório realizado na última quarta-feira (12). “Foi o resultado de um árduo processo”, avaliou o superintendente da Companhia Municipal de Trânsito, Jefferson Cansou. “Agora nosso trabalho está focado na transição da atual empresa para a nova. Queremos que isso ocorra no menor prazo possível”.
O processo licitatório teve início em maio, quando duas empresas apresentaram a documentação necessária. Após a verificação do material dentro dos prazos legais, ocorreu a abertura dos envelopes com a proposta financeira. Segundo o presidente da comissão de licitação, Rodrigo Guimarães, a Viação Fênix apresentou proposta de outorga do serviço no valor de R$ 322 mil. E, dessa forma, foi declarada vencedora do certame. O próximo passo será a assinatura do contrato nos próximos dias.
Transição – A nova empresa terá até 180 dias para iniciar os serviços. “Queremos que essa transição ocorra da forma mais tranquila possível. Vamos dialogar com todas as partes para que isso ocorra. Esse será o nosso foco de trabalho daqui para a frente” afirma Jefferson Cansou, que espera a absorção dos funcionários da concessionária atual pela Viação Fênix.
De acordo com o edital de licitação, Cubatão terá 14 linhas operadas por 49 veículos novos (sendo 4 de reserva). Os ônibus terão wi-fi e ar condicionado. Ao longo do contrato, a empresa deve investir R$ 16 milhões. O sistema manterá a tarifa atual de R$ 3,40 e estabelecerá integração com as linhas intermunicipais, VLT e transporte alternativo. O usuário também contará com aplicativo de monitoramento do tempo de espera pela condução em tempo real.

Marcel Nóbrega