Cubatão vai realizar 19 mil exames de Saúde em unidades móveis

Serão beneficiadas as especialidades de Saúde da Mulher, Saúde do Homem, cardiologia, oftalmologia e clínica geral

A Prefeitura de Cubatão publicou nesta segunda-feira (1º) no Diário Oficial a homologação da licitação e confirmou o nome da empresa que vai atuar na Atenção Primária à Saúde para realizar 8,5 mil consultas e quase 19 mil exames nas especialidades de Saúde da Mulher, Saúde do Homem, cardiologia, oftalmologia e clínica médica. As consultas e exames serão feitos em três unidades móveis que percorrerão as unidades de Saúde nos bairros ao longo de um ano. A previsão é que o contrato seja assinado em 30 dias.

O objetivo da contratação é atender demanda reprimida de exames que são feitos, na maior parte, sob responsabilidade do Governo do Estado por meio de hospitais de referência ou de Ambulatório Médico de Especialidades da região (AME Santos e São Vicente, por exemplo). A empresa vencedora foi a Clínica Med Center (processo administrativo 17.788/2023). O valor do contrato será de R$ 4.999.985,40, recursos provenientes de repasse estadual.

Além de serem na maior parte exames referenciados do Estado, o objetivo do contrato é também atender a demanda da Atenção Primária à Saúde que aumentou como consequência da implantação de médicos 8 horas por dia em todas as unidades desde o início de 2023. “Isso faz parte de todo um planejamento de fortalecer a Atenção Primária em Cubatão, a porta de entrada do cidadão no SUS, atuando na promoção da Saúde e na prevenção”, avalia a Secretária de Saúde Andréa Pinheiro Lima.

EXAMES – O número de exames previstos no chamamento público é de 18.734, além das 8,5 mil consultas, divididos da seguinte maneira:

Saúde da Mulher / mastologia: 3,5 mil consultas, 500 mamografias e 5.900 ultrassonografias (USG), entre USG mamária, USG axila bilateral, USG pélvica, USG de tireóide, USG obstétrica com doppler colorido e pulsado, USG obstétrica morfológica e USG vaginal.

Saúde do Homem / urologia: 500 consultas, 1.051 ultrassonografias, entre USG de aparelho urinário, USG de bolsa escrotal, USG de próstata via abdominal e USG de próstata transretal.

Cardiologia: 2.500 consultas, 1.400 ultrassonografias (doppler colorido de vasos e doppler colorido de carótida), 1.000 eletrocardiogramas, 500 ecocardiografias transtorácicas, 200 espirometrias, 91 procedimentos de holter, 183 mapas, eletroencefalograma e risco cirúrgico.

Oftalmologia: 500 consultas e 400 tornometrias, 400 campimetrias computadorizadas, 458 mapeamentos de retina, 400 testes ortópticos, 400 fundoscopias e 400 ceratometrias.

Clínica médica: 1.500 consultas e 4.950 ultrassonografias de abdome (total, superior e inferior), 1.000 USG de parede de abdome, 200 USG cervical, 500 USG musculoesqueléticas, 300 USG de partes moles e 700 USG de articulação.

Por: Secom Cubatão
Foto: Freepik