No mês da saúde mental, a Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão (SMS) realizou evento com o objetivo de “Cuidar de quem cuida”, esse é o tema da ação do Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio, que aconteceu no CAPS. A dinâmica foi voltada para cerca de 60 funcionários e colaboradores, das unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Ambulatório em Saúde Mental e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS-IJ), que ocorreu no Jardim Costa e Silva na unidade principal do CAPS, no dia 18 de setembro.
Uma manhã cheia de música, alegria e alto astral, o projeto cubatense Tocando em Frente animou a galera com sua apresentação musical, “Para a gente é muito honroso estar aqui participando de um dia tão especial aqui para a Secretaria de Saúde, a gente trabalha muito essa questão no Tocando em Frente, da inteligência emocional. Então, participar de um momento como esse, no mês de setembro amarelo, para a gente é muito bacana” disse Anderson Oliveira, gestor do projeto.
Aconteceram sorteios de presentes para os funcionários e mesa de café da manhã, “A ideia é proporcionar para quem cuida aquilo que ele proporciona para quem é cuidado” foram as palavras do secretário-adjunto de Saúde Márcio Oliveira. A Secretária de Saúde Andréa Pinheiro, também esteve presente e ressaltou a importância de os profissionais da saúde cuidarem de si e da saúde mental.
Setembro Amarelo à prevenção do suicídio – Visa conscientizar a sociedade sobre o suicídio, como prevenir e evitar o seu acontecimento, a campanha leva o lema “Se precisar, peça ajuda!”.
Texto: Secom Cubatão
Fotos: Isadora Vasconcelos/ Estagiária de Jornalismo