Curso de Libras promovido pela Prefeitura forma nova turma e entrega certificados

Pelo menos 40 pessoas que participaram do Curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais – realizado pela Prefeitura de Cubatão via Secretaria de Educação (Seduc) receberam os certificados em cerimônia emocionante. Ocorreu no último dia 15, no anfiteatro do Senai. O planejamento e as aulas foram organizados pelo Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada (CAPFC). O curso compreendeu 60 horas/aula e ocorreu durante o segundo semestre deste ano. Na cerimônia de formatura, muita emoção e alegria por completar mais uma etapa. Participaram educadores e munícipes da cidade.

Nas aulas de Libras foram abordados diversos temas, como a História da Educação do Surdo, possibilitando entender como as civilizações tratavam as pessoas surdas desde os primórdios. Nesta visita ao passado, foi possível perceber que o grupo estava apto a entender o presente.  As aulas seguiram, então,  trazendo luz à visão clínico-terapêutica e a socioantropológica sobre a surdez; discutiu-se exemplos de comportamentos que se encaixavam nas duas concepções da surdez e a turma foi levada a pensar na construção de um futuro mais confortável, respeitoso e inclusivo para o surdo, por meio de ações individuais e coletivas.

A turma também realizou pesquisas com estudos de casos. O filme “Eu era surda e não sabia” transportou a todos para um lugar de isolamento que se assemelha, em alguma medida, ao lugar em que o surdo permanece quando é privado de língua, mas a apresentação do livro “O vôo da gaivota” trouxe novamente uma leveza para o grupo que, àquela altura, já se apresentava muito engajado com a formação. Foi abordada e discutida a existência de uma cultura surda, as especificidades do ensino da língua portuguesa para surdos. Nesse período, foi sugerida a escrita de texto coletivo relatando a trajetória de estudos até aquele momento, essa produção serviu também de avaliação das estratégias escolhidas pela professora.

As aulas expositivas também trataram dos Parâmetros Básicos da Libras, a gramática da língua brasileira de sinais, os classificadores e os espaços de sinalização real, rogado e sub-rogado. Nessa oportunidade, os alunos foram estimulados a realizar as atividades práticas para melhor compreensão, fixação e desenvolvimento da sinalização.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Divulgação PMC