Dança de quadrilha, sertanejo e pagode ditaram o ritmo do 2º final de semana do ‘Festão Cubatão’

Aquele tempinho frio marcou o final de semana na Baixada Santista. Mas nada suficiente para esfriar os ânimos de quem compareceu ao Kartódromo Municipal, local onde acontece com entrada gratuita mais uma edição do Festão Cubatão. Com programação recheada de grandes atrações artísticas, 30 barracas como opções gastronômicas e artesanais, o evento segue até 14 de julho.

No Festão, toda sexta é de quadrilha. E neste segundo rol dos festejos, foi a vez da ‘Quadrilha do Tio Cris’, que veio com o tema “Um canto e um encanto, minha promessa de dia branco’’, com a novidade de três casais protagonistas. Além do tradicional ‘casal de noivos’, formados por Kaiky Santos e Fátima Oliveira, há o ‘da nobreza’, representado pelo Rei Lucas Aiala e pela Rainha Dayane Santos. E para encantar ainda mais, também vem o chamado ‘casal destaque’ Larissa Lopes e Alisson Ribeiro, todos sob a condução triunfante do ‘Marcador’ Jovelino Paiva, proporcionado um espetáculo com diversas coreografias com diferentes músicas características das festas juninas, culminando com uma performance interativa com a plateia, quando foi chamada para formar, junto com eles, a parte da dança que envolve os ‘caracóis, túneis e trenzinhos’.

Neste embalo, a quadrilha encerrou a apresentação deixando uma bela mensagem ao público presente. Isso foi feito ao som da harmoniosa canção “Andar com fé eu vou”, de Gilberto Gil. Transmitida a mensagem de fé e esperança, o marcador e toda a equipe saíram de cena sob muitos aplausos, deixando o público mais animado para as atrações que estavam por vir.

E nem deu tempo esfriar pois, logo em seguida, subiu ao palco ‘Rita Meteoro’ e sua banda, garantido a continuidade da agitação com um misto de repertório nos estilos de forró, pisadinha, piseiro e arroxa. A mudança de estilo veio com a apresentação seguinte, que ficou a cargo do ‘Esqueminha do MC Bola’. Desta vez, o pagode e o Samba foram os destaques do encerramento da primeira noite do segundo final de semana do Festão, que continuou no sábado (29), com ‘Marquinhos Sensação’, que também encerrou a noite com muito samba e pagode. Antes dele, porém, os frequentadores puderam curtir vários ritmos da MPB, com o artista Wilson Silva e seus convidados.

Espaço Afonso Schmidt – No ‘Festão Cubatão’, a palavra de ordem é democratizar a arte e a cultura Por isso, há espaço para quem aprecia a literatura, especialmente a poesia e o romance. Nesta edição, um dos filhos mais ilustres de Cubatão está sendo homenageado: o escritor Afonso Schmidt. Para isso, um livro tamanho gigante e uma estátua do artista fazem parte da festa, contando como um ponto instagramável bem no meio do salão. Como novidade, um QR Code irá direcionar o público para uma página recheada de conteúdo sobre o autor. Essa ação literária faz parte da ’50ª Semana Afonso Schmidt’, que é comemorada sempre em junho e que celebra a vida e obra de Schmidt e sua importância para a literatura brasileira.

Vale lembrar de que o Festão vai acontecer sempre de sexta a domingo, com abertura do portões às 18h, com entrada gratuita e acesso pelas Ruas Bernardo Pinto e Ana Dias (lateral da UME Princesa Isabel). A primeira entrada na Rua Bernardo Pinto é VIP, para profissionais da Imprensa e pessoas com deficiência (PCD), havendo lugar destinado para PCD, sendo as vagas limitadas.

O Festão possui uma área coberta de 3 mil m², construída para abrigar as apresentações artísticas e barracas de alimentação. A estrutura inclui três telões, banheiros químicos, seis saídas de emergência, intervenções no trânsito local e equipe de segurança adequada, com suporte da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Samu.

Texto e fotos: Secom Cubatão