Na manhã desta terça-feira (7), técnicos da Comissão Municipal de Defesa Civil de Cubatão (COMDEC) percorreram diversos bairros de Cubatão atingidos pelas chuvas da madrugada. A cidade está em estado de observação dentro do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). O bairro dos Pilões é o local que merece ser observado com mais cuidado, especialmente para os moradores que residem próximo ao leito do rio. Áreas deste bairro ficaram alagadas; a água invadiu o assoalho de três residências em que os moradores foram obrigados a suspender os móveis.
De acordo com a Defesa Civil não há desabrigados e nem desalojados nos Pilões, porém alguns moradores aguardaram o escoamento das águas na Sede de Melhoramentos. A orientação é para que essas famílias não permaneçam em suas moradias até que haja o esvaziamento total das áreas inundadas. “A COMDEC registrou em 24 horas o acumulado de chuva de 99,2 no Posto Portão 40 referente à área de encosta habitada; e acumulado de 114,8 milímetros no Posto Casa 8 na área de encosta industrial”, informou Cristina Candido, coordenadora da Defesa Civil na cidade.
Sirene – A COMDEC esclarece que o sistema de toque de sirene existente no bairro não pertence à municipalidade e foi criada pela própria comunidade dos Pilões. Trata-se de uma manilha em que foram instaladas bóias. O mecanismo emite som de alerta quando a água chega a um metro do nível do rio e quando a água passar de 2 metros. Neste último caso, a sirene serve para avisar os moradores a deixarem suas casas. A sirene funciona desde 2014.
Outros locais – A Defesa Civil de Cubatão também vistoriou os núcleos habitacionais da Água Fria e Vila Noel nesta manhã, verificando pontos de alagamento. A água invadiu algumas moradias, mas não há famílias desabrigadas nem desalojadas. Também houve pontos isolados de alagamento na área urbana de Cubatão, sem gravidade. Ainda segundo a Defesa Civil, há previsão de chuva moderada a forte de longa duração nesta terça-feira.
Fotos: Divulgação PMC