Desafio de canoagem conecta esporte, turismo e meio ambiente no manguezal de Cubatão

Na manhã chuvosa do último sábado (29), competidores de diversas cidades estiveram em Cubatão para participar da 12ª edição do ‘Desafio 19k Marina Andrade’, prova realizada nos manguezais cubatenses e que está entre as maiores provas em águas abrigadas no Brasil.

Além do viés competitivo, a atividade tem o propósito de incentivar um olhar diferenciado sobre o ecossistema da região. “Queremos integrar diversas atividades aquáticas e temos a missão de levar adiante uma mensagem de que a prática esportiva deve estar em sintonia com a natureza e que a preservação é de suma importância para o nosso planeta”, destacou René Castro Fernandes, organizadora do evento.

O trajeto escolhido para a prova contou com paisagens deslumbrantes, o que é uma das principais marcas da recuperação ambiental da cidade. Ao longo do percurso, os competidores observaram a grande diversidade da flora e fauna que hoje encantam munícipes e visitantes.

Para Fabrício Lopes, secretário municipal de Turismo, competições como essa ajudam a ressignificar a imagem de Cubatão e a atrair visitantes, ampliando as possibilidades de fortalecer as atividades do setor. “Essa prova é simbólica, pois acontece exatamente imersa no manguezal, esse bioma tão importante para humanidade e que atualmente está completamente recuperado na nossa cidade. Isso mostra que Cubatão possui uma nova imagem perante ao mundo. Quem nos visita pode avistar, inclusive, o guará vermelho, símbolo da nossa recuperação”, ressaltou Lopes.

Com mais de 150 competidores inscritos, a prova contou com as modalidades Canoa Havaiana, Caiaque e Stand Up Paddle, em diversas categorias. Essa diversidade permitiu a participação de remadores e equipes de diferentes estilos, fortalecendo ainda mais o espírito do evento. Confira os vencedores:

OC1 40+ FEM: Antônia Carla Vieira da Silva – Equipe Keala

OC2 OPEN FEM: Maria Gabriela e Karina Vasilis – Equipe Sem Base

OC6 40+ FEM: Roberta, Carla, Maria Valeria, Francineia, Simone e Luciane – Equipe Noname

OC6 60+ FEM: Luiza, Fatima, Cassandra, Maria Yvonne, Juracy e Sara- Equipe Ohana Vaa Bertioga Clube

OC6 OPEN FEM: Alexandra, Brenda, Tania, Danielle, Jaqueline e Patrícia – Equipe Meta Canoe Club

SURFSKI 50+ FEM: Heloisa Helena R. Correia – Equipe Fred Longhin Fitness

K1 OPEN: Robson Ramalho – Equipe Marina Andrade

K2 OPEN: Yuri Reis e Nicolas Nascimento – Equipe Santa Cruz Canoagem

OC1 40+: Wladimir Santos Pereira – Equipe Vibe Ocian

OC1 50+: Marcelo De Souza Morais – Equipe Brucutus

OC1 60+: Nilson Dias Martins – Equipe Rema Caraguá/Profesp Bast

OC2 40+: Werner Flister e Joselito Barbosa – Equipe Expressinho

OC6 40+: Rogério, Clóvis, Paulo, Marcelo, Alex e Fabiano – Equipe Rm Paddle School

OC6 50+: Luis Marcelo, Cesar, Miltom, Soren, José Carlos e Carlos – Equipe Ohana Vaa Bertioga Clube

OC6 MISTA 40+: Katbe, Cesar, Denise, Marcelo, Clarice e Lucio – Equipe Zero 13 B

OC6 MISTA 50+: Marcello, Leonardo, Divaldo, Edilamar, Eliane e Débora – Equipe Vibe Ocian 1

OC6 OPEN: Everdan, Wesley, Icaro, Marcelo, Antonio, Roberto – Equipe Brucutus

SUP RACE 50+: Irineu Cesar Zanini – Equipe MZS

SUP RACE 60+: João Carlos Farias – Equipe MS Marcelo Mota

SUP RACE OPEN: William Ylton Godan – Equipe Monstros do Pantano

SUP RACE 40+: Bruno Gomes Mendes – Equipe Rm Paddle School

SURFSKI 40+: Roberto de Oliveira Mano – Equipe Marina Andrade

SURFSKI 50+: Frederico Camargo Longhin – Equipe Fred Longhin Fitness

SURFSKI 60+: Gilmar Miranda Dias – Equipe Marina Andrade

SURFSKI DUPLO OPEN: Jeferson e Lucas Davi – Equipe Vasco Da Gama

SURFSKI MISTA 40+: Rosângela e José – Equipe Família Paiva

SURFSKI OPEN: José Marcos Mendes – Equipe Meta

SURFSKI PCD: Mario Queiroz – Equipe ATR

SURFSKI MISTA 60+: Aray José e Regina – Equipe Marina Andrade

V3 MISTA: Vanessa, Rafael e Monica – Equipe Praia Grande.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Divulgação PMC