Aos poucos, o Centro de Cubatão, especialmente na Av. Nove de Abril, ficou tomado por uma multidão, que compareceu no período da manhã em 31 de agosto. Como pano -de fundo, uma motivação patriótica. E para marcar as comemorações alusivas à Independência do Brasil, a prefeitura de Cubatão programou, por meios das Secretarias de Educação (Seduc) e Cultura (Secult) um ato cívico oficial para lembrar uma das mais importantes datas da história da Nação Brasileira: dia 7 de setembro.
Para tal objetivo, o ato solene em Cubatão contou com 4.092 participantes, atraindo uma multidão à Avenida Nove de Abril, cerca de 10 mil pessoas, segundo os organizadores. Público este que pode conferir desde logo cedo, às 8h30, o Hasteamento da Bandeira Nacional, que esteve a cargo do Prefeito Ademário Oliveira, o Coronel-Aviador Jancarlo, comandante da Bast – Base Aérea de Santos (Aeronáutica), e o Major Daniel Andrade, representando o Comando de Defesa Antiaérea do Exército Brasileiro, seguido da execução do Hinos Nacional, de Cubatão e da Independência, todos tocados pela Banda Instituto Reserva Militar.
Dada a abertura oficial do evento, as referidas autoridades se dirigiram ao palanque oficial, montado entre na esquina da Nove de Abril com a Av. Joaquim Miguel Couto. Outras autoridades foram chamadas a comporem o palanque, entre elas, o Capitão-PM Luiz Freire, comandante do 21º BPM-I (Batalhão da Policia Militar do Interior), representando o CPI- 6 (Comando de Policiamento do Interior – 6º Região), além do 1º Ten-PM Erick, comandante do Sexto Grupamento de Bombeiros, e do comandante Ricardo, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cubatão, acompanhado do Secretário de Segurança Pública e Cidadania, Adenilson Amorim. Vários outros secretários que compõem Administração Municipal também compuseram o palanque. O prefeito Ademário esteve acompanhado da esposa e filhos.
Os desfiles propriamente ditos comeram com as Escolas da Rede Municipal de Ensino, sendo representada por 11 delas. A primeira foi a UME Princesa Isabel, seguidas das UMES Padre José de Anchieta, Luiz Pieruzzi Netto, Rui Barbosa, Bernardo J.M. de Lorena, Ulisses Guimarães, Henry Borden, João Ramalho, Mário de Oliveira Moreira, Padre Manoel da Nóbrega e a ETMD Ivanildo Rebouças da Silva. Três Unidades da Rede Particular vieram na sequência, sendo a Crer e Ser – Cristian Bilingual School, Fortec e a KNN Idiomas.
Passados todo os participantes escolares, sobre efusivos aplausos de inúmeras famílias presentes na plateia, foram as vezes das Secretarias e Clubes de Servir darem continuidade do espetáculo. A Semas (Assistência Social) levou três grupos à avenida, fazendo com que centenas de idosos , crianças e adolescentes, dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, pudessem demonstrar o ato de cidadania nesta importante data cívica brasileira. Assim foram também com os representantes da Secult, com participação da Banda Marcial Infantil, do Estúdio de Dança Everton Andrade e do Estúdio de Dança Jéssica Oliveira. As exibições prendiam a atenção do grande público a cada apresentação, que ainda tiveram o Lions Clube, o Grupo Escoteiros Falcão Negro, do Centro de Aprendizagem Metódico e Prático Mário dos Santos (CAMP), além da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), incluindo o SAMU, da SEMAM (por meio da ABC Marbas Reciclagem), da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e dos Motociclistas Cubatão e Região (com mais de 100 motoqueiros só na comissão de frente), encerrando assim toda a parte civil do desfile.
Mas o publico não arredou o pé e os grupos que haviam desfilados se juntaram à plateia para conferirem a parte Militar, considerada tradicional e sempre aguardada em qualquer ato da Semana da Pátria. Dessa forma, volta à Avenida a Banda do Instinto Militar, seguida pelos militares das Forças Armadas (Exército e Aeronáutica), prosseguidos por pelotões da Policia Militar Ambiental, Grupamento dos Bombeiros e da GCMC – a Guarda Civil Municipal de Cubatão.
Para marcar o encerramento, os organizadores gestores da Seduc também passam na avenida como forma de agradecimento pelo excelente ordenamento do desfile de mais uma comemoração a caráter de mais Semana da Pátria em Cubatão, recebendo o reconhecimento tanto das autoridades no palanque com da população que veio prestigiar os seus entes familiares ou amigos que participaram do desfile, que, como plus, ainda teve uma contagiante apresentação da Banda Marcial Jovem e Banda Marcial de Cubatão, enriquecida com a participação do Corpo Coreógrafo, proporcionado o espetáculo Pocket Show “Djavaniando”.
“Foi uma manhã maravilhosa em nossa amada Cubatão. Este é um dia que vai ficar marcado em minha mente, pois tive o privilégio de estará aqui para ´ultimo desfile dentro dos meus oito anos como prefeito dessa cidade, e fico feliz e até emocionado, pois acabo de presenciar um lindo exemplo de demonstração e cidadania do nosso povo ao reverenciar essa data tão importante para o sentimento patriótico da nossa Nação’’, comentou o chefe do poder executivo cubatense Ademário Oliveira.
Ele completa dizendo que ‘’este espirito de pertencimento e respeito à história de nosso país se mantenham da forma em que eu vi aqui nos rostos e olhares das crianças, adolescente, adultos e idosos desfilando sob o aplauso e satisfação dos seus amigos e familiares na plateia, uma multidão que esteve aqui neste sábado prestigiando ordeiramente este ato cívico, uma coisa linda de se ver e poder e de poder ter feito parte de disso tudo. Só tenho a agradecer imensamente à população e às autoridades que atenderam ao nosso convite proporcionaram a realização de um evento desse porte, dando qualidade e importância para Cubatão e todo o nosso povo”, resumiu o prefeito Ademário.
Motivação histórica – Há 202 anos, o país declarou oficialmente a sua Independência de Portugal, culminada com o famoso grito “Independência ou Morte’’, proferido por Dom Pedro de Alcântara I, às margens do Rio do Ipiranga’ (‘Rio Vermelho’ na Linguagem indígena Tupi-Guarani, da tribo dos Guaianases), na atual Zona Sul da Capital Paulista, em 7 de setembro de 1822. O Brado e a data passaram a ser considerados pelos historiadores como símbolo do rompimento com os vínculos da colônia com a antiga metrópole, significando, a partir de então, um novo capítulo na história dessa imensa terra chamada Brasil, transformando-se em uma monarquia, consolidada com a coroação de D. Pedro I.
Um contexto histórico e patriótico que, a partir de 1946 , por meio de Lei Federal, a data passou a ser considerada como Feriado Nacional e o período de uma Semana que antecede o exato dia 7/9 como a ‘Semana da Pátria’. Neste dia e durante o intervalo especificado, a Cidade realizou o tradicional Desfile Cívico-Militar em homenagem à Semana da Pátria.
Texto e fotos: Secom Cubatão