Dia da Mulher é marcado por eventos no Parque Anilinas

O Dia 8 de Março, data comemorativa especialmente dedicada à Mulher, foi lembrado com atividades no Parque Anilinas. Especial bate-papo sobre o tema e a importância de lembrar as conquistas e a constante busca da mulher por igualdade, participaram Daniela Paz (assessora de Políticas Públicas para o Idoso) e Elaine Aparecida Sales (assessora de Políticas Públicas para Mulher). As educadoras físicas Lídia e Leila reuniram centenas de mulheres no Vão Cultural do Anilinas em um ‘aulão de dança’.

Em outra atividade, o ‘Ativa Mulher’, coordenada pela educadora física Viviane Campina, um assunto prendeu a atenção dos participantes: o uso correto das cores na moda. O tema em questão foi ‘Poder das cores na imagem pessoal’, com palestra ministrada por Fabíolla Paula, representante da Empresa Unipar, onde atua como coordenadora de Segurança. “Essas dicas são importantes para que a mulher passe exatamente a imagem que ela deseja”, disse a palestrante. Segundo ela, as dicas variam de caso para caso, podendo ser aplicadas em qualquer situação do dia a dia. A atividade contou com a presença do secretário de Turismo Fabrício Lopes representando o Governo Municipal e do vereador Cleber do Cavaco, que representou a Casa de Leis Cubatense.

O dia especial contou distribuição de flores e lanches, e sorteio para um passeio a um hotel fazenda na Cidade de Pedro de Toledo, previsto para acontecer em abril. A atividade contempla as mulheres 60+ que participam do Espaço Conviver. Entre as muitas participantes do Centro de Referência do Idoso estavam dona Juvenil Machado de Souza, 81 anos, moradora da Vila São José, e a dona Ilza Medeiros, de 71, da Vila Nova. “Não largo esse grupo por nada; já faz parte da minha vida há anos. Faz bem para  minha saúde física e mental. E participar no Dia da Mulher, é melhor ainda”, comentou Juvenil Machado. “São atividades que faço questão de participar”, expressou Dona Ilza.

“Campanha Não se Cale” – Dentro da programação, houve lançamento em Cubatão da “Campanha Não se Cale”, voltada à capacitação dos comerciantes locais para agir em situações de importunação sexual às mulheres. A Campanha é capitaneada pelo Governo do Estado de São Paulo, a partir da sanção da Lei 17.621/2023, na qual direciona que comerciantes da rede de bares, lanchonetes, restaurantes e casas de shows estejam preparados para tomar as devidas atitudes legais quando houver reclamação por parte da mulher ao passar por situação de abusos ou importunação sexual nos seus estabelecimentos. Assim, a Administração Municipal faz chegar no comércio local esse tipo de orientação, informando, ainda, que o Governo Estadual criou uma Capacitação por meio de um curso on-line.

Para conscientizar, uma caminhada formada por integrantes das equipes do Procon, Guarda Civil Municipal (CGM) e do Secretaria de Turismo (Setur) realizaram visitas aos estabelecimentos para orientar sobre o cumprimento da lei e acesso à plataforma de capacitação da Univesp disponibilizada no link: https://forms.univesp.br/nao-se-cale/.

“Hoje, foi só o ponto de partida. Essa ação vai continuar ao longo do mês com este importante propósito de conscientizar o maior número possível dos comerciantes de Cubatão, contando com todos os entes na divulgação desta Lei e do no funcionamento dela. É salutar para a mulher e para a Sociedade que ela funcione de fato, pois isso dá maior segurança às munícipes e visitantes. Vamos continuar nessa missão”, explicou o titular de Turismo de Cubatão Fabrício Lopes.

Segundo Wendel Elói, coordenador do Procon em Cubatão, a Lei preconiza que os estabelecimentos têm um prazo para se adequarem. “Nossa missão enquanto Procon neste momento é o de orientação”. Já para o Comandante da GCM de Cubatão Junior Lopes, a atuação da corporação prima pela boa relação do comércio e a população consumidora. “Como agentes da Segurança da Cidade, estamos a postos no dia a dia para atender também nesta questão”, completou o Comandante da Guarda Civil cubatense.

Texto e fotos: Secom Cubatão