Dia das Comunidades Portuguesas relembra influência e importância desses imigrantes em Cubatão

Anualmente, evento celebra a importância dos colonizadores portugueses no município

O nome já diz tudo: a Praça Portugal, no Centro, foi cenário ideal para uma celebração nessa segunda-feira (10) – o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Na ocasião, representantes da Prefeitura, da Associação Luso-Brasileira de Cubatão (Alubrac) e líderes comunitários se reuniram para reverenciar o legado do poeta Luís de Camões (1524-1580), a rica herança cultural e os vínculos históricos que unem Portugal ao município cubatense.

Após a abertura cerimonial, o evento prosseguiu com um ato solene: o hasteamento das bandeiras de Cubatão, Estado de São Paulo, Brasil, Portugal e Aveiro, considerada cidade-irmã de Cubatão devido ao fato de que a maioria das pessoas que colonizaram o município veio de lá. Entre as autoridades presentes, Ademário Oliveira, prefeito de Cubatão; Omar Bermedo, secretário de Cultura; Halan Clemente, secretário de Meio Ambiente; e Fabrício Lopes, secretário de Governo e Turismo, além de vereadores.

Somando-se à data, outro motivo de festa: os 18 anos da Alubrac, que tem servido para relembrar a importância dos portugueses para o município, de acordo com Olívia de Jesus Silva, atual presidente da associação. “É preciso destacar o motivo pelo qual a Alubrac foi criada: difundir a tradição da cultura portuguesa, preservando a memória dos antepassados que contribuíram com a formação de Cubatão”. O evento foi conduzido por Cláudio Barazal, secretário de Comunicação Social.

Autoridades depositaram corbélia de flores ao pé do monumento em homenagem ao poeta português Luís Vaz de Camões, um símbolo da coragem e do espírito universalista que une as comunidades luso-brasileiras de Cubatão. Momento especial durante homenagem a Antonio Ferreira Duarte, idealizador do monumento de Luís de Camões, que é conselheiro da Alubrac e fez questão de prestigiar o Dia.

Vínculos históricos, herança cultural – Desta vez, a comunidade cubatense prestou tributo a três figuras notáveis, já falecidas, que marcaram suas áreas de atuação: Armando Campinas Reis, ex-vice-prefeito de Cubatão e ex-presidente da Câmara; Mario Jorge de Oliveira, proeminente empresário e um dos fundadores da Alubrac; e Manuel Alves Fernandes ‘Maneco’, jornalista que fez parte de Cubatão e por 40 anos contou a história do município por meio de seus textos informativos como setorista do Jornal A Tribuna.

Presentes, os representantes familiares dos homenageados compartilharam lembranças e trajetórias, mantendo viva a memória de suas contribuições. Além disso, houve apresentações musicais com a já tradicional presença do Coral Raízes da Serra da Terceira Idade, apoiado pela Associação Amigos da Banda Marcial de Cubatão (Asabamc), e o fado, ‘sentimento português em música’, entoado pela cantora Cida Alves e pelo violonista Matheus Henrique.

Anualmente, a comemoração tem servido para relembrar a importância dos portugueses para a cidade desde 1533. “A relação entre Cubatão e Portugal é estreita, mas visível, considerando as influências históricas em nosso município, como gastronomia, cultura, arquitetura – reflexo das tradições das famílias tradicionais que estão conosco dividindo suas experiências culturais”, destacou o secretário Fabrício Lopes.

Por: Secom Cubatão/RP
Fotos: Secom Cubatão