Dia Nacional de Vacinação – Secretaria de Saúde de Cubatão publica guia com endereços, horários e vacinas disponíveis na cidade

Hoje, 17 de outubro, é o Dia Nacional de Vacinação, e a Secretaria de Saúde convoca mães, pais e responsáveis para atualizar a carteira de vacinação de seus filhos e filhas. Para isso, elaborou uma manual que está disponível no portal da Prefeitura de Cubatão.

Para isso, é só acessar o documento “Informações sobre Vacinação” (https://www.cubatao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/10/Informacoes-sobre-Vacinacao.pdf) na página da secretaria e consultar endereços das unidades de Saúde com sala de vacina, vacinas disponíveis e a idade adequada para cada imunizante, bem como informações sobre vacina itinerante, o esquema espcial de aplicação da BCG e o detalhamento da vacina contra a covid-19.

O secretário de Saúde em exercício, Márcio Luiz de Oliveira, destaca as ações de conscientização e ampliação da oferta de dias e horários de vacinação como ferramentas para a ampliação da cobertura vacinal no município. “Estamos sempre buscando novas formas de levar as vacinas para toda a cidade”.

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde disponível em https://esusfeedback.com.br/previne-brasil/regional a vacinação de crianças de até 1 ano de idade no município vacinadas subiu de 58% no 1º quadrimestre de 2023 para 63% no terceiro quadrimestre de 2023 e para 83% agora no primeiro quadrimestre de 2024. O índice se refere às vacinas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Haemophilus Influenzae tipo b e poliomielite inativada.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

2ª a 6ª feira, das 9 às 16 horas

UBS Jardim Casqueiro – Rua Espanha, s/nº. Tel. 3364-1447

USF Jardim Nova República – Av. Dep. Esmeraldo Tarquínio, s/nº. Tel. 3364-2010

USF Vila dos Pescadores – Rua Santa Júlia, s/nº. Tel. 3364-4002

USF Ilha Caraguatá – Rua Feud Farah, s/nº. Tel. 3364-1041

USF Mario Covas – Rua da Primavera, s/nº, Vila Natal. Tel. 3361-6860/33723849

USF Morro do Índio – Av. Principal, 4003, Vila Esperança. Tel. 3372-1110

USF Área 5 – Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco. Tel. 3361-6848/3361-8536

UBS Jardim 31 de Março – Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº. Tel. 3372-6379

UBS Vila Nova – Rua São João, s/nº. Tel. 3361-6869

UBS Vila São José – Av. Bandeirantes, s/nº. Tel. 3361-6867

USF Vale Verde – Rua Ver. Paulo Enos, s/nº. Tel. 3372-9079

USF Cota 200 – 2ª passarela da Via Anchieta KM 50, s/nº. Tel. 3372-5591

USF Cota 95 – Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda. Tel.: 3377-1727

USF Pilões – Caminho dos Pilões, 974.

VACINAÇÃO ITINERANTE

USF Água Fria

Rua Elias Zarzur, 687, das 9 às 13 horas, de acordo com o cronograma abaixo:

• 14 e 28/11
  • 12 e 26/12

Programação de 2025 em elaboração.

VACINA BCG

Horários das 9h às 15h, nas seguintes Unidades e dias da semana:

2ª feira – UBS do Casqueiro

4ª feira – UBS da Vila Nova

6ª feira – UBS 31 de Março

Vacina monovalente XBB

INCLUÍDA NO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO (PNI)

PARA CRIANÇAS DE 6 MESES A 4 ANOS

• Sem vacinação anterior: DUAS DOSES, com intervalo de 4 semanas;
  • Com esquema anterior completo (Coronavac ou Pfizer baby): UMA DOSE, com pelo menos 3 meses de intervalo da última dose;
  • Imunocomprometidas sem vacinação anterior: TRÊS DOSES, com intervalo de 4 semanas da D1 para D2 e 8 semanas da D2 para D3;
  • Imunocomprometidas com uma dose: DUAS DOSES, com intervalo de 4 semanas;
  • Imunocomprometidas com duas doses: UMA DOSE;
  • Imunocomprometidas com três doses: UMA

IMUNIZAÇÃO OPCIONAL

A partir de 5 anos de idade e pessoas fora do grupo prioritário sem doses anteriores: UMA DOSE

IMUNIZAÇÃO RECOMENDADA

• 60 ANOS+, GESTANTES, PUÉRPERAS E IMUNOCOMPROMETIDOS:
    UMA DOSE a cada 6
  • PESSOAS COM COMORBIDADES, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PROFISSIONAL DA SAÚDE E PESSOAS VIVENDO EM INTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA:

UMA DOSE por ano.

Observações:

• Pessoas com com deficiência permanente, comorbidades ou imunocomprometidas devem apresentar laudo que comprove a condição.
  • Trabalhadores da saúde devem apresentar carteira do conselho de classe ou comprovante de vínculo de trabalho.

Por: Secom Cubatão