Disque 100 – população pode usar canal para denúncias contra violação dos direitos humanos

Serviço funciona 24 horas por dia, por meio de discagem direta e gratuita de qualquer telefone

Munícipes têm acesso ao Disque Direitos Humanos – Disque 100, serviço do governo federal que atende denúncias de violações dos direitos humanos. De acordo com o site oficial do governo, por meio do Disque 100, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos recebe, analisa e encaminha aos órgãos de proteção e responsabilização as denúncias de violações dos direitos de crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população LGBT+, população em situação de rua, entre outros.

O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia sobre violações de direitos humanos da qual seja a vítima ou mesmo tenha conhecimento de que acontece com outra pessoa.

O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas aos seguintes grupos e/ou temas:

• crianças e adolescentes
  • pessoas idosas;
  • pessoas com deficiência;
  • pessoas em restrição de liberdade;
  • população LGBT+;
  • população em situação de rua;
  • discriminação ética ou racial;
  • tráfico de pessoas;
  • trabalho escravo;
  • terra e conflitos agrários;
  • moradia e conflitos urbanos;
  • violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais;
  • violência policial (inclusive das forças de segurança pública no âmbito da intervenção federal no estado do Rio de Janeiro);
  • violência contra comunicadores e jornalistas;
  • violência contra migrantes e refugiados;
  • pessoas com doenças raras.

Para mais informações, só acessar o site: https://www.gov.br/pt-br/servicos/denunciar-violacao-de-direitos-humanos.