Em Cubatão, prosseguem ações que removem material orgânico da linha férrea

Continua em Cubatão a ação de retirada de resíduos que caem nos trilhos da linha férrea, consequência de atos de vandalismo nos vagões de trens que carregam materiais orgânicos. A retirada de materiais ocorre no trecho que compreende a Vila Natal e a Vila Couto. De acordo com a Rumo Logística, concessionária da linha férrea, uma equipe contratada já recolheu toneladas de materiais orgânicos, a maioria grãos, conforme registrados na última quinta-feira (20).

De acordo com Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), os trabalhos começaram na primeira semana de junho, após funcionários da Semam realizarem vistoria no leito da linha férrea no referido perímetro e constatarem materiais, principalmente soja, em decomposição e exalando mau cheiro, o que resultou em reclamações dos moradores que margeiam a ferrovia. “Naquela ação, ao reconhecer o material orgânico, a Semam imediatamente acionou a empresa Rumo, que é a responsável pela manutenção da ferrovia, que logo intensificou o serviço de limpeza da área. Inicialmente, eles aplicaram cal virgem para amenizar o odor. Em seguida, começaram o processo de recolhimento do material. Por ser entre os trilhos, não é um trabalho fácil e rápido, mas a equipe já conseguiu avançar bastante. Os grãos são acomodados em sacolas gigantes, que cabem até 20 mil quilos cada, enchendo diversos caminhões. E essa ação vai continuar”, explicou Halan Clemente, titular da Semam, que acompanhou a fiscalização.

Ainda segundo a Secretaria, há denúncias de que os resíduos em decomposição são resultantes de várias tentativas de furto de carga naquele trecho da linha férrea, quando parte da carga de soja e/ou outro cereal vai caindo no decorrer dos trilhos. “Com o tempo, expostos ao sol, orvalho, chuva e ao calor novamente, esse material acaba se decompondo, causando o mau cheiro reclamado pela população. Mas essa ação contínua está sendo muito importante para atenuar essa questão, visando essencialmente à melhoria da qualidade do ar”, complementou. Não obstante à ação de retirada dos materiais por parte da empresa, o secretário entende que denunciar atos de vandalismo é um dos caminhos para as autoridades da Segurança Pública agirem com maior assertividade.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Divulgação/PMC