Encontro de Educadores de Cubatão tem resultado enriquecedor

Encontro contou com participação de Roberta e Taís Bento, fundadoras do site SOS Educação

A Prefeitura de Cubatão, via Secretaria Municipal de Educação, promoveu nestas quarta e quintas-feiras o Encontro de Educadores que reuniu no Bloco Cultural pelo menos 1200 professores da rede municipal e equipe técnica das escolas. O tema do encontro foi “Como meu aluno aprende?” e contou com ministração pelas fundadoras do site SOS Educação, Roberta e Taís Bento. Mãe e filha fazem sucesso neste site ligado ao Estadão com dicas sobre ensino.
Roberta Bento, fundadora do SOS Educação, afirmou ser muito interessante  dialogar com os professores da escola pública, especialmente por ser a oportunidade de energizar esses educadores para iniciarem o segundo semestre renovados: “É importante que os professores saibam como o aluno aprende. O grande beneficiado é o estudante que recebe este professor com uma visão positiva. Sentimos-nos honradas em falar com uma rede tão comprometida e interessada em saber o que pode fazer para que o aluno estude e tenha um desempenho melhor”.
Diversos temas foram abordados no Encontro como o funcionamento do cérebro ligado à aprendizagem através da neurociência cognitiva; de que maneira é possível tornar o trabalho do professor mais eficaz elevando, assim, os índices de desempenho dos alunos; como a vida moderna interfere na capacidade de aprender; e o papel dos pais na aprendizagem. O Encontro ainda contou com apresentações artísticas nestes dois dias do Coral Raízes da Serra da Terceira Idade, do Grupo Palco e Cia, dos alunos do curso de música da Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão e do Programa Banda Escola (BEC).
Professora Vera Lúcia Silva Galhardo, UME Padre Antônio Olivieri Filho disse que a capacitação foi uma experiência enriquecedora, a começar pelo exemplo de vida da palestrante. “Isso nos motiva, pois sabemos que a vida e a capacidade humana vão além da ciência. Seus estudos e a parceria com a filha Taís me mostraram que, muitas das práticas que faço no dia a dia para alcançar o meu objetivo com os alunos estão publicadas em livros e artigos internacionais, porém sempre podemos aperfeiçoar e corrigir alguns equívocos em nossa jornada.  A palestra foi muito agradável, dinâmica e pontual”.
Para Márcia Terras, a secretária de Educação de Cubatão, o professor necessita desse momento de reflexão, que é a parada pedagógica, para avaliar para onde vai, como o aluno está aprendendo, o que é preciso melhorar na prática pedagógica. “Muitas vezes, a prática está intrínseca ou o educador faz sem a metodologia, apenas intuitivamente. O que apresentamos aqui foi científico e temos certeza de que será absorvido. Temos ótimo profissionais em nossa rede e é um momento especial em que retomamos essas formações, com conversa ampliada com toda a rede, discussão e reflexão, para que o nosso aluno aprenda melhor”, finalizou a secretária.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de fotos dia 10 – CLIQUE AQUI