Neste domingo (2) ocorreu mais uma edição do ‘Encontro dos Pescadores’, atividade que acontece há 20 anos na Vila dos Pescadores. O encontro é realizado em celebração ao dia de São Pedro e São Paulo, comemorado anualmente em todo dia 29 de junho. Após a missa em homenagem aos santos, teve procissão nas águas do Rio Casqueiro com as embarcações dos pescadores artesanais enfeitadas, todos em busca de fartura na pesca durante o ano inteiro.
Com apoio institucional da Prefeitura de Cubatão, via Secretarias de Governo, Turismo e Cultura, e coordenado pelo Instituto Socioambiental e Cultural – ISAC, juntamente com a comunidade da Capela São Pedro e São Paulo e o Exército da Salvação, o evento reuniu mais de 70 pescadores de todas as idades.
Para Adeildo Messias, vice-presidente do ISAC, atividades como essa tornam mais robustas as raízes que originaram o encontro. “Esse momento serve, sobretudo, para reforçar que a nossa cultura caiçara continua viva e repleta de energia para envolver a comunidade em torno de uma atividade que é de grande importância”, frisou.
Para Leandro Araújo, voluntário do ISAC, que atuou na coordenação do evento, é uma maneira de passar para as futuras gerações, a relevância da festividade. “O envolvimento comunitário é de suma importância para que a gente consiga realizar o encontro. E é um fator importante para que possamos passar adiante as tradições e a cultura daqueles que fundaram a Vila dos Pescadores”, ressaltou Araújo.
Já o líder comunitário Ivanildo Brito, conhecido como Nildo Black, acredita que a união de esforços é o que mais motivou a todos. “Mais uma vez comprovamos que a união da nossa comunidade é capaz de promover grandes iniciativas. O trabalho coletivo foi o alicerce fundamental para que o objetivo fosse alcançado”.
A atividade contou com apoio institucional da Prefeitura de Cubatão por meio das Secretarias de Governo, Turismo e Cultura, e contou com a presença de Fabrício Lopes, secretário de Turismo, que avaliou positivamente a ação. “Iniciativas dessa natureza reforçam as nossas raízes e demonstram que é possível conquistar muitos avanços quando há união de esforços. Sem contar que foi um dia repleto de emoções, com apresentações culturais e homenagens, além de uma linda missa precedida de grande procissão. A comunidade está de parabéns”, ressaltou Lopes.
Além das atividades religiosas, ocorreram diversas apresentações culturais, com destaque para o cantor de forró ‘Jefim atualizado’, o grupo de pagode Batuk Malícia, a cantora Laice Miller, a cantora Beth Batista e a apresentação teatral com as crianças da comunidade e que abordou o tema ‘Se este bairro fosse meu’, organizada pelo Núcleo Criativo do ISAC.
Por: Secom Cubatão
Fotos: Carlos Venicio Cantareli, Liniker Araújo, Leandro Araújo e Everton Castro