Escola Estadual Júlio Conceição recebe prêmio de incentivo à leitura

A escola representou o município, vencendo em três categorias

A Escola Estadual Júlio Conceição, situada na Vila Couto, recebeu o Prêmio Proler 2019 no XXIII Encontro Anual do Proler/BS-UNISANTA, nesta quinta-feira (24). O objetivo da premiação é incentivar a pratica da leitura na Baixada Santista, como um programa de formação de leitores. A escola foi contemplada em três categorias distintas:
Categoria SEDUC/DRE: Projeto “Cativar: o essencial é invisível aos olhos” (Professora Vivian Carvalho / apoio professora Ana Maria Ribeiro). Projeto desenvolvido pensando em aproximar escola, pais e alunos, através do programa de tutoria que acontece na escola, onde um livro é indicado, lido e analisado por todos, e na seqüência debatem diversos aspectos, culminando em um podcast, onde expõem o que aprenderam através da leitura.
Categoria Biblioteca/ Sala de Leitura: Projeto “Fotonovela: a história contada em quadrinhos” (Professores: Silvio Biath e Raimundo de Souza Martins Neto). O projeto tem por finalidade promover a leitura do gênero fotonovela e desenvolver a habilidade da escrita, uma vez que a fotonovela permite aos alunos entrarem em contato com diferentes formas de expressão artística.
Categoria Escola: Projeto “Direitos Humanos na escola” (Professores: Silvio Biath e Mirane Monteiro de Souza). Apresentar aos jovens os direitos que são pertencentes a todos os seres humanos que habitam o planeta Terra de forma justa. O projeto visa tornar os direitos humanos uma realidade entre os jovens, apresentando o seu verdadeiro significado, que é o respeito pela vida.
‘‘O Proler é a oportunidade do professor apresentar os trabalhos de incentivo à leitura desenvolvidos na escola, bem como conhecer outros projetos desenvolvidos em outras unidades escolares. Sempre com a finalidade na promoção da prática da leitura”, declarou o professor Silvio Biath, vencedor em dois dos três projetos apresentados.
‘‘A premiação oferecida pelo Proler, é importante como elemento que alimenta a nossa motivação em busca de caminhos pela leitura, que valoriza o trabalho do professor, usando a literatura como instrumento transformador na vida do aluno de uma forma prazerosa de vivência. Além disso, possibilita a troca de experiências com a leitura entre os profissionais da área de educação’’, disse a professora Ana Maria Ribeiro.