Espaço Afonso Schmidt no Kartódromo recebe visita de alunos da rede municipal de ensino

A tarde dessa terça-feira (2) foi marcante para cerca de 100 alunos da rede municipal de ensino de Cubatão (Seduc). Eles foram conhecer o Espaço Afonso Schmidt que, até o dia 14 de julho, está dentro do Kartódromo, onde um livro tamanho gigante e uma estátua do artista fazem parte do cenário do Festão Cubatão 2024, que acontece nos finais de semana. O espaço conta como um ponto instagramável bem no meio do salão. Como novidade, um QR Code direciona o público para uma página recheada de conteúdos sobre o autor.  A ida dos alunos contempla e amplia a ação literária que faz  parte da ’50ª Semana Afonso Schmidt’, que é comemorada sempre em junho e que celebra a vida e obra de Schmidt, marcando a importância para a literatura brasileira, especialmente a poesia e o romance.

A iniciativa do evento desta terça foi da Secretaria de Cultura, em parceria com a Seduc, como forma de democratizar a arte por meio da literatura. Na oportunidade, 5 alunos vencedores da redação receberam certificados e um exemplar do livro Menino Felipe e um Gibi da obra Zanzalá. Este foi distribuído a todos os alunos participantes do evento, que representaram as escolas UME Anchieta (dos 5º anos), UME Ulisses Guimarães (7º ano) e UME Padre Manoel da Nóbrega (8º ano).

As redações destacadas foram as de Gabriellen Maria Melo dos Santos, Miguel Nascimento dos Santos e Miguel Marques, da UME Ulisses Guimarães (7º C), Geovana Mota Nascimento e Camilly Victória B. dos Reis, da UME Nóbrega (8º ano A e B). Também foram agraciados a diretora Fabiana Melo e o assistente de direção Maycon Cesar Veloso UME Nóbrega, que  divulgaram o tema da redação.

“Essa é uma demonstração clara e pura de que Cultura e Educação caminham juntas. Ver o brilho nos olhos dessas crianças prestigiando e escutando a história do maior poeta da nossa Cidade não tem preço”, traduziu o secretário de Cultura Omar Bermedo.

“Eu pensei cada palavra imaginando estar aqui. Fiquei emocionada ao saber que fui uma das premiadas. Foi legal ter a oportunidade de poder participar dessa redação com este propósito. Foi uma motivação a mais, um grande incentivo para os alunos da minha escola e também das outras. Muito significante para mim essa premiação, principalmente por ser de um ilustre cubatense, famoso no Brasil em termos de literatura.  Valeu a pena todo o meu esforço”, conta Gabriellen Maria Melo dos Santos (de 12 anos), do 7º C, primeira colocada da UME Ulisses Guimarães.

Para Bruna Moreira, chefe da Pré-Escola da Seduc, “todas os eventos que ampliam o contato dos nossos estudantes com o mundo literário e com a arte em geral devem ser fomentados pela Seduc. Muito importante este momento aqui tanto para os alunos quanto para nós professores e gestores da Educação”.

O evento contou a participação de representantes do Instituto Afonso Schmidt. Eles proferiram palavras aos alunos e falaram que “essas crianças são as responsáveis em levar adiante o nome do autor. Por isso, a importância deste contato das crianças com a vida e obra do escritor, pois são quem vão ajudar a manter viva a memória dele. Eles poderão falar com orgulho grande nome da literatura é  um ilustre cubatense’’, ressaltaram. Pela  Seduc, ainda estavam Maria Aparecida Ursine, chefe do ensino fundamental e médio, a coordenadora Elaine Cristina de Oliveira e Cristiana Paula Souza e a professora  Andreia Roubian, ambas da UME Anchieta.

Textos e fotos: Secom Cubatão