Estão abertas as inscrições para oficina de formatação de projetos culturais para o ProAC

Oficina gratuita, ministrada por Eva Laurenti, acontece dia 2 de agosto no Bloco Cultural da cidade

Muitos produtores culturais, artistas e gestores têm boas ideias, no entanto esbarram na falta de técnica para escrever ou formatar os projetos para concorrer a prêmios, editais e leis de incentivo. No dia 2 de agosto acontece uma capacitação que pretende oferecer ferramentas para facilitar a confecção de projetos culturais: “Oficina técnica para desenvolvimento e formação de projetos culturais”. Será um dia inteiro de aprendizado, das 9h às 18h, no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº).
São 40 vagas e as inscrições já estão abertas. Devem ser feitas de maneira virtual neste LINK. A indicação da oficina é para maiores de 16 anos de idade. A oficina apresentará os principais fundamentos para formatação de projetos culturais para o ProAC em suas duas versões – Editais e ICMS), a partir de um exemplo. Serão apresentadas também outras formas de fomento à cultura, com o objetivo de se aprofundar nos mecanismos de incentivo em que o público tiver mais interesse.
A oficina é realizada pelas Oficinas Culturais Poiesis por meio da Secretaria de Cultural e Economia Criativa do Governo do Estado e parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão. O curso será ministrado por Eva Laurenti. Formada em Comunicação Social pela Unesp, possui pós-graduação em Produção Executiva em Cinema e Televisão pela Fundação Getúlio Vargas e Administração em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua há 16 anos no mercado cultural com ênfase no audiovisual, tendo trabalhado como assessora técnica na Agência Nacional do Cinema e na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Eva também foi coordenadora de coprodução e Políticas Públicas da Fundação Padre Anchieta – TV Cultura e atualmente é consultora de inúmeras produtoras independentes. Atua na formatação e gestão de projetos culturais nos diversos mecanismos de incentivos fiscais e editais públicos e privados, incluindo o FSA – Fundo Setorial do Audiovisual. Foi parecerista do Ministério da Cultura e assessora de projetos incentivados da Fundação Bienal de São Paulo. No universo acadêmico é docente do curso de pós-graduação em Produção Audiovisual – Projeto e Negócio do SENAC e consultora e docente do projeto de Capacitação a Acesso do Mercado Audiovisual – SEBRAE / APRO.