A Fábrica de Inclusão Produtiva (FIB) promoveu nesta terça-feira (19) evento em celebração à ‘Semana Municipal de Empreendedorismo Feminino’ e ao ‘Dia da Mulher Empreendedora Cubatense’. Realizado no auditório do Cide-Ciesp, o encontro contou com a participação de mulheres interessadas em fortalecer suas trajetórias no universo do empreendedorismo.
A programação teve como destaque a palestra “Empreendedorismo Feminino – Plano de Negócios e Atendimento ao Cliente”, ministrada pela psicóloga da FIP, Andrea Freitas. Em seu discurso, Andrea abordou a capacidade empreendedora das mulheres, reforçando que o empreendedorismo está em todo lugar e incentivando as participantes a investirem no que gostam, utilizando estratégias e planejamento para alcançarem seus objetivos.
A palestra incluiu dinâmicas práticas para estimular a reflexão e o desenvolvimento das participantes. Um dos exercícios trabalhados envolveu o uso de papéis coloridos, nos quais cada mulher escreveu suas habilidades e potenciais. Transformados em aviõezinhos, que simbolicamente aterrissaram no “aeroporto do sucesso”, os pequenos papéis reforçaram importância de planejar e direcionar ações para alcançar objetivos. Outra atividade envolveu técnicas para lidar com situações usando conhecimentos, habilidades e atitudes, promovendo maior confiança e estratégia no ambiente profissional.
A diretora de Assistência Social Ariela Vaz Tucano reforçou a relevância do evento para empoderar as mulheres cubatenses: “Um encontro que celebra o empreendedorismo feminino, fortalecendo o protagonismo das mulheres da nossa cidade”. O Secretário de Assistência Social Wesley de Freitas também esteve presente, apoiando a iniciativa e destacando a importância do planejamento estratégico para o crescimento dos negócios liderados por mulheres.
Encerrando o evento, Andrea Freitas reforçou a mensagem de que o poder de consumo e decisão está nas mãos das mulheres: “Esse evento foi montado para homenagear a empreendedora feminina de Cubatão. Temos muitas mulheres montando seus próprios negócios, seja em casa ou em lojas, e percebemos um aumento significativo nessa área. As mulheres têm a competência e habilidade de empreender e analisar o que a sociedade precisa. Estamos aqui para empoderá-las e valorizá-las, porque isso é fundamental para a nossa sociedade”.
O evento deu voz as mulheres empreendedoras da cidade com momentos inspiradores e reflexões práticas, também destacando o compromisso da cidade em fomentar o empreendedorismo feminino e o protagonismo das mulheres em Cubatão.
Por: Isadora Vasconcelos/estagiária de Jornalismo com revisão de Morgana Monteiro/Diretora de Imprensa
Fotos: Secom Cubatão