“Faça Bonito”: Cubatão lembra o ‘18 de Maio’ com caminhada na Av. Nove de Abril, no Centro

Durante a ação, houve plantio simbólico de flores de papel alusivas à Campanha, além da distribuição de panfletos

Uma caminhada realizada na manhã desta sexta-feira (17), na Avenida Nove de Abril, no Centro de Cubatão, chamou a atenção da população para uma questão considerada relevante. O tema da ação foi “Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”, lema de uma campanha nacional que acontece anualmente no mês de maio e mobiliza diversos setores da sociedade brasileira no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) via Departamento de Proteção Especial.

A caminhada partiu da Praça Portugal. Portando faixas alusivas, os participantes entraram na principal avenida da cidade e seguiram até o Parque Anilinas, onde plantaram flores de papel que simbolizam a Campanha. Ao saírem do Parque , como ação final, distribuíram  panfletos sobre o significado do “Faça Bonito” ao público que passava pelo Centro.

O movimento existe em razão de que, no dia 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), uma menina teve a vida ceifada aos 8 anos de idade. Seu nome era Araceli: foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Após meio século do ocorrido, seus agressores, jovens de classe média alta, ainda não foram punidos. À época, o bárbaro crime chocou todo o país e ficou conhecido como o ‘Caso Araceli’. O dia do crime ficou instituído como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, criado pela Lei Federal nº. 9.970/2000. Tem ainda a finalidade de promover atividades  com foco na prevenção e que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – um serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana.

“Este engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes é justamente para que nunca se esqueça daquele triste episódio que, neste sábado (18), está completando 51 anos, sem punição alguma aos criminosos, o que justifica a necessidade do constante resgaste anual dessa lembrança nada boa. A gente sempre espera que sirva para sensibilizar a sociedade para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes”, reforçou Wesley Freitas Simões, titular da Semas.

“Dentro dessa premissa, distribuímos cartazes nos setores públicos da Prefeitura para que fiquem expostos. Também estamos distribuindo faixas e panfletos para distribuição nas unidades da Semas e nas abordagens na rotina de atendimentos”, completou a  diretora do Departamento de Proteção Especial da Semas, Viviane Teixeira Guimarães.

Apoios e participantes – Cabe ressaltar que, além dos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, a ação desta sexta contou com significativos apoios: Instituto “Maria e José by NPE Group”; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA); Centro de Aprendizagem Metódica e Prática’ (CAMP). Participaram da caminhada as crianças e adolescentes que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Projeto VilA, os idosos do projeto “CiCLO”, os alunos e equipes do CAMP, além de usuários e servidores dos vários órgão e serviços que fazem parte da Semas na Cidade. Agentes da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) deram o suporte necessário para controle da parte viária durante o trajeto até o Parque Anilinas.

Texto e fotos: Secom Cubatão