Fundo Social de Cubatão realiza doação às famílias do bairro Pilões atingidas pelas fortes chuvas

Administração acompanhou 'in loco' a situação do bairro desde a madrugada e durante todo o dia, com ações pontuais do ponto de vista técnico, social e emergencial

Uma equipe do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Cubatão levou doações às 20 famílias do Caminho dos Pilões que tiveram suas casas invadidas pelas águas das constantes e fortes chuvas na madrugada de sexta-feira (12) para sábado (13). Cubatão foi o município que mais choveu no Estado neste período, chegando a atingir 194 mm em 24 horas.

Na ação desta tarde, cada família recebeu um kit de alimentos, dois cobertores e dois sacos especiais de dormir, além de peças de roupa. O atendimento ocorreu no espaço cedido pela Sociedade de Melhoramentos do bairro, e contou com participação da presidente do Fundo Social, Luciene Doldán, e do secretário de Assistência Social, Sebastião Ribeiro “Zumbi”.

Entre as famílias atendidas, estava o casal Igor Melo, 22, e Andressa Matos, 36, que está grávida de 6 meses — será um menino. Eles contam que foram acordados por sirenes que não paravam de tocar; sinal e alerta que algo poderia acontecer. “Não deu outra, logo tivemos a casa toda invadida pela água, em decorrência do transbordamento do Rio Pilões”, disse Igor.

“Era muita água. Ficamos assustados com situação. Deu medo, mas passou e já voltamos pra casa, ainda bem”, confirmou Andressa, que agradeceu pela ação do FSS, não só para o casal, mas também a todas as famílias afetadas. “Muito importante essa medida da prefeitura de vir aqui e dar essa atenção aos moradores nessa hora difícil”, complementou. Apesar do incidente, a Prefeitura destaca que não houve vítimas e, com a baixa do nível do rio, ainda durante o dia, todas as famílias voltaram para as suas casas.

No contexto, Daísa Alessandra, 31, também destacou as ações da Prefeitura no bairro. Ela é vice-presidente da Sociedade de Melhoramentos e ajudou a identificar as casas mais atingidas e os mais necessitados. Na hora do almoço, também acompanhou uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que levou marmitas e frutas para as famílias afetadas.

Por coincidência, Daísa também está grávida, só que de cinco meses e aguarda uma menina. “Muito bom ajudar e ver quem mais precisa ser assistido. Estamos cumprindo nosso papel social e toda boa ação da prefeitura é bem-vinda”, completou uma das representantes dos moradores do Caminho dos Pilões.

Mais doações – Comunidade, empresas e entidades interessadas em doar especialmente kits alimentos, de higiene e limpeza, cobertores e colchões para o FSS poderão fazê-lo a partir desta segunda-feira (15) na sede do Fundo, no Parque Anilinas (entrada pela rua Assembleia de Deus, 435, debaixo do cinema), no Centro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, exceto em feriados e pontos facultativos. Em caso de alimentos, as cestas devem estar com embalagem original lacrada e com data de validade até o início de 2025.

Para outras informações, como retirada de doações volumosas e tipos de cestas, os contatos podem ser feitos pelo telefone (13) 3362-4701 e pelo endereço eletrônico fundosocial@cubatao.sp.gov.br.

Texto e fotos:  Secom Cubatão