O Fundo Social de Solidariedade inicia nesta terça (29), a primeira ação piloto que vai descentralizar os atendimentos às famílias da cidade que mais necessitam de apoio. Acontece a partir das 9 horas, no espaço ADRA da Vila Natal, na Ruas das Flores, 21, a distribuição de doação para 70 famílias cadastradas e atendidas naquela localidade. Serão cestas de alimentos, ovos de chocolate e garrafas de água. A próxima ação do tipo está prevista para acontecer no dia 7 de maio, no CRAS do Jardim Nova República (Bolsão 8), às 10 horas. A programação deste e dos outros locais e dias ainda estão sendo definidos pelo Fundo Social e será posteriormente divulgada.
A novidade foi pensada pelo Fundo após recente pesquisa feita pelo órgão que identificou que famílias agendadas para serem atendidas na sede do FSS, no Parque Anilinas, região central da cidade, não estavam comparecendo para receber as doações emergenciais. “Isso ocorre principalmente nas ocasiões de calamidades em decorrência de incêndios ou fenômenos da natureza como chuvas, muitas vezes atingindo casas e famílias em condições de vulnerabilidades sociais” , revelou a presidente do FSS de Cubatão Simone Lopes. A apuração feita descobriu que, na maioria das vezes, as pessoas que faltaram tiveram uma razão: ou por dificuldade de locomoção e condições de levar as doações recebida para casa depois. Entre essas pessoas também há mães solo e neste caso, ter que ir com a crianças, foi mais uma das dificuldades apontadas na pesquisa.
Em mão desses dados, o Fundo Social pensou em projeto piloto que descentralizasse o atendimento social, indo até as comunidades em um local situado próximo das pessoas, justamente no bairro em que moram. “A ideia é que, pelo menos duas a três vezes por mês, a gente consiga fazer uma ação em algum ponto da cidade, especialmente onde tem um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), locais que atendem famílias cadastradas no Cad’Único do Governo Federal e nos demais programas sociais do município”, afirma a presidente do FSS. Cubatão possui quatro unidades de CRAS.
FSS de Cubatão continua recebendo doações – Cabe ressaltar que a Prefeitura de Cubatão permanece empenhada em apoiar as famílias carentes e/ou que, por ventura, sejam afetadas por calamidades, reforçando o compromisso com ações de solidariedade e cuidado com o bem-estar social. Para isso, as doações seguem sendo recebidas pelo Fundo Social. No caso de comunidade, empresas e entidades interessadas em participar podem manter contato com o FSS no Parque Anilinas. Para outras informações, como retirada de doações volumosas, os contatos podem ser feitos pelo telefone (13) 3512-0676 e pelo endereço eletrônico fundosocial@cubatao.sp.gov.br.
O Fundo Social funciona na Rua Assembleia de Deus, 435, no Jardim São Francisco. O atendimento é das 8h às 16h30. As principais necessidades básicas continuam sendo: água, Leite em pó ou liquido e alimentos não perecíveis de forma geral, além de roupas íntimas novas, colchões, roupa de cama e de banho e produtos de higiene pessoal.
Por: Secom Cubatão