Durante duas semanas, a Guarda Civil Municipal de Cubatão (GCM) realizou uma série de exercícios com vistas à qualificação profissional dos membros da corporação. Para isso, foram promovidos treinamentos teóricos e práticos, aplicados em duas turmas. Pelo menos 42 guardas-civis integraram as atividades práticas.
Os profissionais se atualizaram na questão de manuseio de armamento e treinamento de tiros. Também realizaram treinamento de técnicas de combate em ambiente fechado. Em outra oportunidade, exerceram pilotagem e direção tática com os veículos da GCM no espaço amplo do Kartódromo Municipal. Já no Poliesportivo Roberto Dick, os GCM aprenderam sobre procedimentos policiais e atendimentos de emergência, pré-hospitalar.
Padronização de condutas – Todos os treinamentos fazem parte do EQP – Estágio de Qualificação Profissional. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, a medida tem o objetivo de atender aos requisitos impostos pela Lei Federal 10.826, de 22/12/2.003. “Entre outras premissas e objetivos gerais, essa Lei visa a aprimorar os integrantes da GCM para desempenhar, com eficiência, destreza e competência, as atividades pertinentes à função, tudo em prol do interesse público”, resumiu a Pasta. Ainda conforme Secretaria de Segurança, todos as capacitações foram ministradas pela direção da Corporação, encabeçada pelo Comandante Ricardo Alcaraz e por instrutores convidados.
“Foram 100 horas de treinamento, sendo 50 de atividades práticas e outras 50 na modalidade de ensino a distância (EAD). Passamos para os nossos guardas-municipais tudo o que é preconizado em termos de treinamentos, orientações, práticas e condutas concernentes a função deles, fazendo com que eles estejam cada vez mais qualificados para realizarem o trabalho no dia a dia e quem ganham com isso é a instituição Guarda Municipal, com uma corporação preparada para atuar e também a população, com uma maior sensação de segurança na cidade”, enfatizou o comandante Ricardo.
Textos: Secom Cubatão
Fotos: Rafael Oliveira e Maiko Santana