Guarda Municipal de Cubatão resgata pet à deriva no Rio Casqueiro
Já está ficando comum andarmos pelas ruas da cidade e depararmos com pets abandonados, mal tratados e sem rumo. Resgatar esses pequenos, mesmos que eles nos deem a falsa impressão de liberdade, os coloca diariamente em riscos desnecessários por falta de um tutor. Doenças e maus tratos, fome, sede e desinteresse mostram o sofrimento que nossos pequenos sofrem todos os dias.
Sabendo desse problema, algumas vezes a Guarda Municipal se depara com uma solicitação de resgate ou denúncia de maus tratos. O preparo e a técnica usada pelos Guardas Municipais, para lidar com cidadãos, também os credencia a resgatar nossos pets de situações as quais eles não têm como se defender.
Uma situação dessas situações ocorreu no último dia 22 de maio , quando o Monitoramento Digital da GCM observou, um cachorro à deriva no Rio Casqueiro sendo arrastado pela maré.
Imediatamente o caso foi comunicado ao Corpo de Bombeiros e à Guarda Municipal, que, foi ao local. Devido a subida da maré não foi possível o resgate na primeira tentativa, mas, por meio de uma corda foi efetuado o resgate . Ainda muito assustado, o pequeno animal foi enviado, em segurança, para o serviço de Zoonose de Cubatão.
O Secretário de Segurança Municipal e Cidadania, Adenilson Pereira de Amorim comentou que o preparo dos Guardas através de capacitações regulares realizadas pela secretaria, que vem tornando o efetivo da Guarda cada vez mais eficaz e preparado para resgates dessa natureza, tanto para pets como da população.
Matéria: Gérson Guimarães