Heróis mirins: alunos do 6º ano desbravam funções da Defesa Civil em Cubatão

Quase mil estudantes de nove unidades municipais receberam a capacitação desde o começo do mês

Nas últimas semanas, uma onda de aprendizado e empolgação invadiu as salas de aula das escolas municipais de Cubatão. O motivo? Palestras pra lá de especiais, voltadas para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental, que transformaram o assunto sério – e necessário – da Defesa Civil em uma verdadeira aventura educativa.

Desde o dia 9 de novembro, ao todo, 984 alunos das escolas municipais João Ramalho, Bernardo José Maria de Lorena, Padre Manoel da Nóbrega, Rui Barbosa, Mário de Oliveira, Prof. Dr. Luiz Pieruzzi, Padre José de Anchieta, Ulysses Guimarães e Usina Henry Borden embarcaram nessa jornada de conhecimento – tudo sob orientação da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

“Mas, nada de pensar que essas palestras foram monólogos entediantes! Os temas abordados foram de tirar o fôlego: Defesa Civil, seus superpoderes de atuação e quando acioná-la; a arte de perceber riscos; os perigos mais comuns no nosso querido município; e as medidas heroicas de segurança antes, durante e após um desastre”, é o que diz Cristina Candido, coordenadora da Comdec – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cubatão.

Para Cristina, o que mais surpreendeu foi a interação dos alunos com perguntas e relatos de experiências vivenciadas. “Observamos que muitos alunos possuem algum conhecimento prévio sobre desastres e Defesa Civil. Isso é positivo porque amplia a percepção de risco, facilita as ações de resposta a uma emergência e salvam vidas”, relata.

A imersão segue transformando os alunos em defensores da segurança, mostrando que aprender pode ser tão emocionante quanto uma cena de ação de um filme de super-herói. E assim, os pequenos, munidos de conhecimento e coragem, tornam-se os ‘guardiões’ da segurança na nossa querida cidade.

Por: Renan da Paz/Estagiário Jornalismo
Fotos: Divulgação PMC