Horário estendido das 17 às 19 horas segue nas unidades de Saúde em julho

Medida visa garantir acesso aos serviços de Saúde em horários alternativos

A Secretaria de Saúde de Cubatão segue em julho com a realização de horário estendido das 17 às 19 horas a cada dia em uma unidade de Saúde do município. Durante as duas horas a mais de expediente, os moradores têm acesso a todos os procedimentos realizados normalmente nas unidades, consultas, atendimentos, orientações e aplicação de vacinas.

O agendamento de consultas para o horário estendido é realizado da mesma forma que o horário normal, de acordo com o planejamento de cada unidade e disponibilidade do paciente. O horário estendido de julho começou na segunda-feira (1º) na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Nova República e nesta terça-feira (2) ocorre na USF Mário Covas. Na quarta-feira (3) é a vez da USF do CSU, quinta-feira (4) é o dia da USF Vale Verde e na sexta-feira (5) a Unidade Básica de Saúde (UBS) da vila São José.

Na semana que vem, após o feriado, o horário estendido será aplicado no dia 10 na USF da Ilha Caraguatá, dia 11 na USF Cota 95 e dia 12 na USF Cota 95. Na outra semana, UBS Vila Nova no dia 15, USF Vila Natal no dia 16, UBS Jardim Casqueiro no dia 17 e USF Cota 200 no dia 18.

Em seguida, é a vez da UBS Jardim 31 de Março no dia 22, USF Vila Esperança CAIC no dia 23, USF Morro do Índio no dia 24 e USF Água Fria no dia 25. Na última semana do mês, o horário estendido será realizado no dia 29 na USF Vila dos Pescadores e no dia 30 na USF Pilões.

Realizada de forma piloto uma vez por mês desde o final de 2023 e diariamente desde maio, a medida tem o objetivo de garantir acesso aos serviços de Saúde da Atenção Primária à parte da população que tem dificuldade de ir a uma unidade de Saúde durante o horário do expediente. “Garantir acesso à Saúde para quem mais precisa vai além de simplesmente disponibilizar unidades de saúde e hospitais, a proposta é atuar além disso, ofertando horários alternativos na Atenção Primária à Saúde, trabalhando a promoção e a prevenção”, explica a secretária de Saúde Andréa Pinheiro Lima.

Por: Secom Cubatão