Hospital de Cubatão recebe auditoria de manutenção da ONA

Durante auditoria externa ficou constatado que a unidade conta com altos padrões de qualidade assistencial e segurança do paciente
Uma auditoria externa de manutenção realizada no Hospital de Cubatão (HC), mantido pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), constatou que a unidade mantém a Acreditação – nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O resultado significa que o hospital cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. Foram avaliados aspectos estruturais e assistenciais de diversas áreas do HC.
A auditoria periódica realizada no Hospital de Cubatão constatou que a unidade atende aos requisitos de segurança do paciente em todas as áreas de atividade e mantém a segurança dos seus processos. O HC foi certificado em 2019 e, a cada oito meses, receberá a visita dos auditores externos.
Para o diretor-presidente da FSFX, Dr. Salomão Maciel Dias Ferreira, a manutenção da ONA Nível 1 comprova, mais uma vez, que a Instituição está focada em manter as boas práticas em saúde e em buscar a excelência. “Permanecemos focados no alto padrão de segurança e na efetividade dos atendimentos aos nossos pacientes, revisando continuamente os nossos processos, implementando tecnologias, incorporando novos procedimentos, atraindo, retendo e qualificando os nossos colaboradores. Trabalhamos para manter os mais altos níveis de qualidade na prestação de serviço, sempre com foco nos nossos clientes”, afirma Dr. Salomão.
O Hospital de Cubatão faz parte de um seleto grupo de hospitais da Baixa Santista acreditados pela ONA. “O nosso compromisso é com a satisfação do cliente. Ao mantermos esta certificação, ressaltamos a qualidade fortemente marcada na história da Fundação São Francisco Xavier, seguindo os mais altos padrões de excelência. A renovação periódica da acreditação reforça o compromisso do Hospital de Cubatão em proteger a vida, promovendo um controle maior dos riscos clínicos e não clínicos, e ainda mais qualidade na prestação de serviços”, conclui Ana Rosa dos Santos, Superintendente do Hospital de Cubatão.
Sobre o HC – Graças a uma parceria de sucesso firmada com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, a população passou a contar novamente com a unidade hospitalar, com uma estrutura adequada, equipamentos de ponta, segurança assistencial, qualidade e humanização do cuidado. Com 125 leitos, sendo 75 para atendimento ao SUS e 50 leitos para convênios, o HC conta com 28 especialidades médicas. O hospital atua nas áreas de Internação materno-infantil e adulto; Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, pediátrica e adulto; cirurgia geral e ortopédica, procedimentos de média complexidade, urgência e emergência em obstetrícia, maternidade e apoio ao diagnóstico. Além de uma série de outros atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Para isso, a unidade conta cerca de 500 colaboradores, 130 médicos e equipes multidisciplinares.