Jorge Melguizo, colombiano que transformou Medellín, conhece Cubatão neste domingo (1º)

A cidade de Cubatão recebe neste domingo (1º), Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social de Medellín, na Colômbia. Melguizo foi um dos responsáveis por revolucionar a metrópole colombiana antes dominada pelo narcotráfico e conhecida como uma das mais violentas do mundo na década de 1990.

Em Cubatão, por volta das 13h30, o colombiano irá conhecer o projeto de urbanização dos bairros Cota e almoçará no restaurante Sabores da Serra – Culinária afetiva, situado no coração da Serra do Mar (Rua 3, nº 194, Cota 200). “Será uma oportunidade de apresentar o município para este importante gestor e para que conheça de perto as transformações positivas por que Cubatão tem passado ao longo dos últimos anos”, informou César Nascimento, secretário de Governo.

Uma comitiva da Prefeitura de Cubatão, incluindo o prefeito Ademário Oliveira, secretários municipais e técnicos da Administração participarão desse encontro. Melguizo também conhecerá parte do projeto do Turismo de Base Comunitária (TBC) desenvolvido nas Cotas. A secretária de Habitação Andréa Castro, que capitaneou a vinda do colombiano para o município, celebra a visita e vê nesta reunião, a oportunidade de trocar experiências positivas e exitosas no campo da proteção social, educação e segurança pública.

Jornalista, consultor e também professor de Gestão Pública, Jorge Melguizo tem sido uma das figuras mais requisitadas para falar de cultura e políticas públicas na América Latina e no mundo. Jorge acredita que a educação é o grande projeto cultural de uma sociedade. “Em Medellín, temos a seguinte máxima: o contrário da insegurança não é segurança, é convivência. E a convivência se constrói com investimento em projetos sociais, educativos e culturais”, disse.

Nos anos 90, o índice de homicídios em Medellín, na Colômbia, era assustador: 382 casos para 100 mil habitantes. Durante a gestão de Melguizo como secretário, de 2005 a 2009, e de Desenvolvimento Social, de 2009 a 2010, o número baixou para 39 casos a cada 100 mil habitantes, e chegou a 19 casos em 2016. A ele, portanto, é dado parte do crédito por ter revolucionado a cidade. As armas de Melguizo foram projetos culturais e um dos destaques, os parques-bibliotecas, centros cívicos de usos múltiplos que trabalham por uma maior qualidade e inclusão social das populações, facilitando seu acesso a diferentes programas e projetos. Atualmente, os complexos chegam a receber 100 mil pessoas por semana.

Oficina para servidores municipais – Na segunda-feira, às 14h, Jorge Melguizo realiza a palestra ‘Urbanismo social – transformação da cidade à transformação da sociedade’ para servidores da Prefeitura de Cubatão. O encontro será no auditório do Cide-Ciesp (av. Joaquim Miguel Couto, 120). Melguizo deve abordar a questão essencial da proximidade com as comunidades, para que a sociedade se torne protagonista do processo de transformação, além da transparência na relação com os atores sociais.

>>Sabores da Serra: https://maps.app.goo.gl/yBJnEBsfhgGTdPTD7

Por: Secom Cubatão