Jovens de Cubatão dispensados do Serviço Militar prestam juramento à Bandeira Nacional

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (1º), a cerimônia de juramento à Bandeira Nacional por parte dos jovens cubatenses dispensados do Serviço Militar, com ato de entrega dos certificados aos cidadãos residentes no município incluídos no excesso de contingente. A cerimônia, ocorrida no Auditório da Semed, teve início com a entrada da Bandeira Nacional e a presença dos representantes da junta do Serviço Militar do município. Logo em seguida, houve apresentação dos hinos cívicos executados pelo formando em piano Lucas Gabriel Dias, aluno da Escola Técnica  de Música e Dança (ETMD) Ivanildo Rebouças.

O evento integrou as ações em comemoração aos 75 anos de emancipação político-administrativa de Cubatão. Na oportunidade, antecedendo o recebimento do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), os rapazes prestaram um solene compromisso diante da bandeira, símbolo maior da Pátria. Após isso, os jovens dispensados neste ato formal e obrigatório, passam a integrar a reserva do Exército Brasileiro e adquirem direitos para o pleno gozo da cidadania brasileira.

“Essa é uma importante fase de transição em suas vidas. O que vocês estão fazendo e jurando aqui hoje é muito significativo do ponto de vista cívico ao nosso país, pois é um compromisso feito às Forças Armadas e  principalmente à Nação”,  disse Gilvan Magalhães, secretário de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, neste ato representando o prefeito Ademário Oliveira, presidente da Junta.

O secretário da Junta militar em Cubatão Wander Leite Nunes deu as boas-vindas aos rapazes: “Esta é apenas mais uma etapa cumprida na vida de vocês”. Vale ressaltar que a Junta Militar de Cubatão é responsável pelo alistamento  de jovens que têm ou completam 18 anos de idade no corrente ano, podendo ser na Marinha, Exército e Aeronáutica e também por cerimônia formal de Juramento à Bandeira Nacional, como essa em questão. Segundo informou o representante, 154 jovens alistados no município em 2023 foram dispensados do serviço militar neste ano.

Importante mudança –  Cabe que informar que houve uma mudança significativa em relação aos anos anteriores na Cidade, pois a partir deste ano, a Junta Militar de Cubatão passou a ser considerada como ‘Junta Tributária’. Com essa nova designação, os jovens alistados no Município poderão ser chamados a servir  às Forças Armadas a partir de 2025. Ou seja: os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2024 (nascidos em 2006) devem fazer o alistamento militar até 30 de junho.

O alistamento poderá ser feito diretamente na junta de serviço militar de Cubatão, situada na Rua Dr. Fernando Costa 1096, Vila Couto, das 9h30 às  11h30 ou das 13h30 às 15h30, ou de forma on-line (pelos sites  https://alistamento.eb.mil.br e https://www.gov.br), mediante a inserção do CPF. Após o alistamento, deve ser impresso o CAM – Certificado de alistamento militar. Vale lembrar de que o alistamento é gratuito. Mas no caso de cidadão ser dispensado, será cobrado uma taxa de emissão do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Documentação  solicitada – Importante frisar que, após se alistar online, o cidadão deverá comparecer à junta militar de Cubatão até a data de 30/6/2024, para apresentar a documentação de validação das informações. Os documentos obrigatórios para o alistamento e apresentação na junta militar são: RG (original e cópia);  CPF (original e cópia); comprovante de residência (original e cópia); E-mail e número de celular com SMS válido.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Maiko Santana