“O esporte transforma e salva vidas”, disse o prefeito Ademário Oliveira, em reunião que aconteceu em 29 de julho, em seu gabinete. Ademário e o vereador Alexandre Topete receberam a atleta Yasmin Carollyne, para uma conversa sobre a importância do esporte na vida dos jovens da cidade.
Yasmin tem apenas 15 anos, mas pratica karatê desde os 6. A motivação para começar o esporte tão nova veio de observar os atletas mais experiente entrando na ‘Academia Unidos Karate-do’, que fica em frente à sua casa, no Jardim Costa e Silva. Atualmente Yasmin é faixa preta e compete em campeonatos de alto nível. Foi vice-campeã no campeonato paulista em 2023, e no mesmo ano também garantiu lugar no pódio, ficando em 3° lugar no campeonato brasileiro.
Em 2024, a atleta passou pela fase classificatória, e conquistou um lugar na final do campeonato brasileiro de karatê, que acontece no Recife, em novembro. Para conseguir custear essas viagens, Yasmin e sua mãe Jéssica fazem rifas, e contam com todo tipo de ajuda. “O esporte em Cubatão precisa ser valorizado”, foi a fala do pré-candidato a vereador Alexandre ‘Topete’, e a história de Yasmin serve de inspiração para outros jovens da cidade, e mostra que é importante acreditar no esporte e persistir nos seus sonhos.
Por: Secom Cubatão
Foto: Isadora Vasconcelos/ estagiária de Jornalismo