...

Livro infantil feito por servidoras cubatenses que aborda vivências de meninas negras tem lançamento neste sábado (2)

‘Isabeli’ faz parte da coleção de livros ‘Pelos Direitos das Meninas’, que conta histórias e desafios de meninas cubatenses
  • 4 min de leitura

Mais do que uma história sobre uma menina apaixonada por literatura, o livro ‘Isabeli’ propõe reflexões sobre identidade, autoestima e combate ao racismo. Pode parecer intensa, mas a obra é voltada ao público infanto-juvenil e foi escrita pela professora de ensino fundamental da rede municipal de Cubatão Cristiane Sebastião, com ilustrações da também servidora municipal Nice Lopes. O lançamento acontece neste sábado (2), às 10h30, no Museu do Café, em Santos (Rua XV de Novembro, 95).

Cristiane, que atua há 23 anos como educadora, se inspirou na própria experiência para criar a história de uma garotinha tímida que inicia uma jornada de questionamentos e autodescobertas ao mergulhar nas páginas de um livro. “A Isabeli foi uma aluna real. Ela era tímida, mas um dia chegou à escola diferente e isso me fez pensar sobre o processo de autoconhecimento feminino”, comenta.

Após observar a mudança na aluna, a professora decidiu escrever, abordando temas geralmente considerados negligenciados na infância, especialmente entre meninas negras, que enfrentam desafios únicos na construção de suas identidades. “Eu sou uma mulher branca, mãe de um garoto pardo. Foi preciso ter cuidado e preparo na idealização, de modo que a narrativa fosse leve e acessível, sem fugir da profundidade do tema”.

A edição também inclui um encarte especial para responsáveis no final, com uma carta de uma mãe de menina negra e referências a leis antirracistas. O objetivo é auxiliar pais e educadores a refletirem e conversarem sobre identidade e empoderamento. “Quero abrir janelas para que as meninas se enxerguem, se reconheçam e se fortaleçam”, afirma a escritora.

Sensibilidade, afeto e coragem – As ilustrações coloridas e detalhadas, encontradas em muitas das 47 páginas, são de autoria da artista Nice Lopes, que também é servidora municipal na Secretaria de Comunicação Social (Secom). A sensibilidade de Nice para a educação antirracista enriqueceu ainda mais o projeto, explica Cristiane: “A Nice sugeriu que começássemos com a história de Isabeli e concordei porque, além de nos sentirmos tocadas pelo tema, concluímos que ele precisava ser abordado com urgência”.

Logo que recebeu as primeiras instruções, Nice teve liberdade para criar, mas a colaboração frequente foi essencial para garantir que os traços – manuais e gráficos – complementassem os textos. “O trabalho levou cerca de dois meses para ser concluído, mas foi recompensador e afetivo porque me identifiquei com Isabeli e seu amor pelos livros”, relata a ilustradora.

Foi a segunda vez que a dupla trabalhou em conjunto, já que Nice contribuiu artisticamente com a primeira obra de Cristiane em 2021, ‘Tratados dos Ventos na Maré-cheia’, com ilustrações na capa e miolo. A produção independente transita por vários gêneros literários como poesia, contos, cartas e relatos.

Depois da última página, a história continua – O lançamento de ‘Isabeli’ é apenas o início de uma coleção planejada pela professora Cristiane, em que cada livro será dedicado a uma nova personagem, abordando temas diferentes, mas igualmente relevantes. Entre os futuros títulos estão histórias sobre saúde mental e sobre meninas desafiando estereótipos vistos como masculinos.

“Quando pensei na coleção, fiz uma lista de pelo menos dez personagens, cada uma com sua própria história e luta. Meu sonho é que essas histórias ajudem as meninas a se reconhecerem e se empoderarem”, revela a autora. Além disso, parte do processo de criação envolveu financiamento coletivo, o que permitiu que colaboradores escolhessem escolas para receber exemplares do livro. A maioria das cópias será destinada a unidades escolares de Cubatão, onde Cristiane leciona há quase duas décadas. O alcance do projeto, porém, já ultrapassou as fronteiras da Baixada Santista, com apoiadores de cidades como Campinas e até mesmo de outros Estados.

Por: Secom Cubatão/Renan da Paz – estagiário de Jornalismo com revisão de Morgana Monteiro/jornalista
Arte: Nice Lopes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais