MIS apresenta o drama experimental 'Obra', neste sábado (18)

Após a exibição, tem debate virtual com o diretor Gregório Graziosi
A Secretaria de Cultura de Cubatão informa que neste sábado (18) será apresentado o filme Obra, seguido de debate ao vivo no Pontos MIS Bate-papo de cinema. Esse momento que une cultura e lazer integra o #MISemCASA, programação digital do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, realizada enquanto os equipamentos públicos permanecem fechados em colaboração às medidas de contenção ao Covid-19.
O drama experimental Obra (dir. Gregório Graziosi, Brasil, 2014, 12 anos) será exibido às 16 horas mediante inscrição prévia pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5Q_VB6m_gvuwG-Yj3JKMmCnZMpH0SAcmUF2WSQFeLMvVnfQ/viewform. Após a sessão, às 18 horas, acontece um bate-papo ao vivo no canal do MIS no YouTube com o diretor do filme, Gregório Graziosi, e o cineasta e professor André Fratti, com mediação de Vanise Carneiro (atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco).
Em seu longa-metragem de estreia, Graziosi revela a solidão em São Paulo. No filme, o arquiteto João Carlos, às vésperas do nascimento de seu primeiro filho, encontra uma ossada na obra que está prestes a iniciar. A descoberta desestabiliza sua vida, fazendo com que ele questione a profissão, a cidade em que vive e até mesmo o relacionamento com sua esposa.
O Pontos MIS, programa de difusão cultural do MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realiza semanalmente a exibição digital de um filme seguido de bate-papo ao vivo.
Crianças – Até o próximo dia 19, o projeto infantil Pontos MIS Criança traz o tema Monstros e Monstrices. O público pode realizar vídeos, desenhos, colagens e inventar histórias a partir da linguagem cinematográfica, utilizando técnicas de gravação, trilha sonora, figurino, animação, efeitos especiais e edição.
Na oficina audiovisual Cinema de Monstros, as crianças e outros participantes assistem ao curta-metragem Médico de monstro (dir. Gustavo Teixeira, 2017, Brasil, 11 min, livre), premiado em festivais nacionais e internacionais.
A oficina dá dicas de cinema e, de maneira divertida e acessível, sugere diversas formas de criação de monstros e de vídeos. Já na Oficina de
Colagem – Corpos Esquisitos, a ideia da brincadeira é criar um ser imaginário a partir de um exercício de colagem. As inscrições podem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9AwWjlFg327vcJHT6pT_OYgndXLyKfuQ14JB0lsGD73LtwQ/viewform.
Fotografia – Nesta sexta-feira (17), o MIS promove mais uma edição da oficina de fotografia Referências para o Processo Criativo. As inscrições, gratuitas, já estão abertas no site. Essa oficina sobre Fotografia de Moda terá transmissão ao vivo no canal do MIS no YouTube. Nesse encontro os oficineiros Beto Salgado e Leandro Menezes apresentam os fotógrafos Bruce Weber (EUA-1946) e Peter Lindbergh (1944-Polônia/França-2019).