Natal nos Centros de Atenção Psicossocial de Cubatão (Caps) teve visita do Papai Noel, música e oficina de brigadeiros

A atenção psicossocial em Cubatão vai muito além dos atendimentos em Saúde com médicos, terapeutas e demais equipe multidisciplinar. Na semana do Natal, quem frequenta os Centros de Apoio Psicossocial (Caps) participou de diversas atividades lúdicas e artísticas, acompanhando inclusive a chegada do Papai Noel.

Nesta quinta-feira (21), a unidade II do Caps realizou atividades com tempero de afeto: teve oficina terapêutica de brigadeiros e no fim, com ajuda dos técnicos da Saúde, os participantes – que são atendidos na unidade – montaram uma linda guirlanda com o doce tipicamente brasileiro. “Essas oficinas são oportunidades de interação, fortalecimento da autonomia e autoestima para essas pessoas. Um aprendizado que enriquece muito a vida de cada um deles”, afirma Edjane Viana de Souza, chefe de Divisão da Saúde Mental da Secretaria de Saúde.

No último dia 15, o local realizou uma festa de confraternização com ampla participação da comunidade e da equipe multidisciplinar. As canções ensaiadas durante as reuniões terapêuticas foram apresentadas, com direito a muitas palmas. Pelo menos 50 pessoas participaram das atividades que incluíram a chegada do Papai Noel em carro dos Bombeiros, pratos doces e salgados, brincadeiras. Para muitos, esta é a única oportunidade de comemoração do Natal, por conta da situação de vulnerabilidade social.

“Nessa ação, as pessoas em sofrimento mental têm oportunidade de interagir, dançar, o que ajuda a fortalecer a socialização e vínculo com serviço de Saúde. Importante, também, destacar o empenho da chefia e de cada trabalhador do Caps. Tudo isso só foi possível por conta do empenho desses servidores”, completou Edjane.

O Caps é um serviço público de saúde que atende pessoas que apresentam sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes. No local, recebem atendimento e tratamento médico e terapêutico, incluindo a dispensação de medicamentos.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Divulgação Caps