Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
1 de Maio de 2025

No Dia Mundial da Saúde Bucal, Cubatão disponibiliza cartilha do Preven-Tão para download

Material com teor educativo, direcionado a crianças e adolescentes, desperta a conscientização sobre os cuidado com a saúde da boca
  • 6 min de leitura

Celebrado todo dia 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Bucal foi criado para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a higiene oral e a prevenção de problemas dentários. Segundo o Ministério da Saúde, as doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde.

Pensando no cuidado com a saúde bucal na primeira infância, a Secretaria de Saúde criou o programa ‘Preven-Tão’, que além das visitas de dentistas nas unidades escolares da cidade, distribui cartilhas com orientações em forma de gibi. E, neste dia 20, a Prefeitura de Cubatão disponibiliza essa cartilha para download público, podendo ser acessada por educadores, pais e mães, e comunidade em geral. Está disponível no link https://www.cubatao.sp.gov.br/cartilha-preven-tao-para-download/ e ao fim deste release.

“Criamos a cartilha ‘Preven-Tão’ em 1997. Desde então, distribuímos o material nas escolas de creches da rede municipal de ensino. A cartilha é entregue aos gestores e professores para que possam transmitir as informações sobre cuidados e prevenção para alunos de zero a 12 anos que frequentam creches e o ensino fundamental I”, afirma Mário Roberto Leite Augusto, dentista idealizador e entusiasta do projeto.

Preven-Tão – O profissional dentista tem uma explicação lógica e técnica, o que ele chama de cuidados na infância, pois é nesta fase da vida que as pessoas têm mais facilidade de assimilar informações e ensinamentos a respeito. “Os cuidados com a saúde bucal na infância devem começar o mais cedo possível. Com as mudanças no conceito de promoção da saúde, preconiza-se que o momento em que devem iniciar é durante a formação do bebê, que é a gestação, pois é uma fase que as influências externas interferem em todos os processos de formação da criança. Por isso, falamos que a saúde bucal do bebê começa com a mãe”, explica o dentista.

Neste sentido, a mãe deve ser atendida ao menos uma vez durante a gestação, e caso haja necessidade de intervenção, deve ser realizada no segundo trimestre. “Além disso, a saúde da boca, higienização e cuidados devem ser ensinados desde cedo, em casa e na escola, fazendo com que esses conhecimentos cheguem até as crianças e adolescentes, e também aos pais ou responsáveis quando da realização de palestras. A cartilha Preven-Tão surgiu para cumprir bem esse papel nas escolas da rede de ensino de Cubatão”.

Dr. Mario Roberto explica ainda que uma boa higiene bucal é alcançada quando os dentes, a língua e as gengivas estão limpos e sem lesão ou dor. Com isso, os cuidados mais importantes são os mais acessíveis e fáceis, e que podem ser realizados em casa, como:

  • Escovar bem os dentes e a língua, ao menos três vezes ao dia, utilizando escova com cerdas macias;
  • Usar pasta de dente, se possível que contenha flúor;
  • Utilizar fio dental, em todos os dentes, ao menos uma vez por dia;
  • Comer alimentos balanceados, evitando o excesso de açúcar.

Saúde bucal, um direito de todos – A falta de uma higiene bucal adequada pode causar não apenas a perda de dentes e doenças na boca, mas provocar ou agravar outras enfermidades. Uma prática simples recomendada é a visita regular ao dentista, que poderia diminuir significativamente este cenário. “A boca é a maior cavidade do corpo com contato direto com o meio ambiente. Por este motivo pode ser a porta para a entrada de bactérias e outros micro-organismos prejudiciais à saúde. O órgão tem ainda papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração”, explica o dentista.

Dr. Mario Roberto relata que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que pessoas adultas ou idosas devam ter no mínimo 20 dentes saudáveis, dos 32 possíveis após a segunda dentição, no final da vida para que sejam consideradas saudáveis do ponto de vista da Saúde Bucal. Assim como as crianças e adolescentes devem ter os 20 da primeira dentição saudáveis e com zero cárie dentária. “Este é o cenário ideal e recomendado. Mas, para isso, vários cuidados devem ser tomados, tendo em vista que ‘a saúde começa pela boca’. E, como o sorriso da pessoa é uma espécie de cartão de visitas, problemas na boca podem acarretar em estresse e ansiedade, prejudicando a nossa saúde mental. Entre as alterações bucais , o que pode tirar muita gente do convívio social é famosa halitose, mais conhecida como mau hálito. A saúde da boca reflete em todo o seu organismo, além de aumentar a autoestima”, explica.

Já a cárie dental é considerada um grave problema de saúde pública e, mundialmente, representa uma das doenças crônicas mais comuns. Juntamente com a doença periodontal, a cárie é responsável por grande parte das perdas dentárias dos brasileiros, que resulta na necessidade de intervenção odontológica. Por isso, de acordo com dentistas, não basta apenas ensinar a escovação, mas a higienização completa da boca. Outras doenças também exigem tratamento dentário de forma recorrente nas unidades de saúde, como gengivite e periodontite, candidíase oral, aftas e a já falada halitose. Uma boa prevenção bucal pode até mesmo evitar o surgimento ou agravamento de doenças, além de prevenir o câncer bucal, no caso de adultos e idosos.

 

Por: Secom Cubatão
Cartilha Preven-Tão para donload: https://www.cubatao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/CARTILHA-PREVENTAO-PDF.pdf

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais