Oficina de carimbos e apresentação musical marcam atividades da Semana Afonso Schmidt

Segundo dia de ações artísticas aconteceu novamente na Biblioteca Municipal

O poeta maior  de Cubatão foi novamente celebrado no segundo dia de atividades da tradicional Semana Afonso Schmidt. Na tarde desta terça-feira (25), o destaque foi a oficina de arte “Autorretratos com carimbos”, destinada ao público infantil.  A ilustradora Nice Lopes conduziu a atividade que contou com a participação de crianças, mas também chamou a atenção de alguns adultos. Com técnicas simples e com reaproveitamento de materiais, a oficina despertou a criatividade e o lúdico em cada participante.
O desafio era criar um autorretrato e traduzir, no carimbo e no papel, a visão que cada um tem de si próprio. Nice é uma artista que trabalha com a ilustração e o lúdico, passeando pelo universo fantástico e colorido. Tem suas criações publicadas em diversos livros infantis e, além de ensinar a técnica do carimbo, pode contar um pouco de sua experiência na arte de ilustrar. Ainda nesta terça, no período da manhã, a Biblioteca recebeu um recital dos alunos da Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”.
Programação – As atividades da Semana continua. Na quarta-feira, dia 26, tem manhã musical com a Associação Laranjeira, do bairro Pilões, das 9 às 12 horas. Já das 15 às 17 horas, ocorre bate-papo literário com escritores cubatenses. A oficina de arte “Dobradura”, com a contadora de histórias Nalva Leal, acontece das 14 às 16 horas, na sala de pesquisa.

Dia 27, quinta-feira, das 15 às 17 horas, sessão de curta-metragens e ‘teasers’ variados com o tema universo literário, sob a curadoria de Madeleine Alves. Já das 19 às 22 horas, os editores Valdir Alvarenga e Irene Estrela Bulhões lançam a edição nº 105 da Revista Mirante.

Dia 28, sexta-feira, das 8 às 12 horas, a calçada em frente à biblioteca ganhará uma banca para doação de livros, com o apoio da Editora Escala. No mesmo horário tem a exposição de textos de alunos da rede municipal de ensino elaborados com base nas obras de Afonso Schmidt. A partir das 10 horas estão programadas atividades culturais incluindo a doação de livros e sarau literário na Praça Afonso Schmidt (próximo da Rodoviária), Vila Couto.

Das 15 às 17 horas, o arquiteto Carlos Roque coordena um bate-papo sobre seus trabalhos com Urban Sketchers Santos e Rio de Janeiro, com exposição de desenhos. E das 19 às 22 horas, tem noite de autógrafos do escritor cubatense Natan Alencar. Ele lança o livro “Flores e Pedregulhos”.

Dia 30, domingo, às 20 horas, tem ensaio aberto Coletivo 302 – Espetáculo “Vila Parisi”, no Cruzeiro Quinhentista (classificação 16 horas).

Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria da Oficina de carimbos – Clique aqui – OC