Oficinas Culturais Poiesis acontecem na Estação das Artes em agosto

Cursos presenciais estão com inscrições abertas. Podem participar munícipes a partir de 16 anos poderão participar de oficinas sobre a arte do palhaço e danças brasileiras

Já estão abertas as inscrições para as Oficinas Culturais Poiesis – Programa de Formação para o Interior, Litoral e Região Metropolitana de São Paulo, de maneira presencial na Estação das Artes (Av. 9 de Abril, nº 2800 – Vila Nova). O programa é realizado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo mediante o Poiesis – Organização Social de Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão. As oficinas oferecidas são: a arte do palhaço e danças brasileiras.

Ambas as atividades serão gratuitas, com vagas limitadas e com indicação para maiores de 16 anos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 por meio dos links a seguir:

Oficina – O Jogo do Palhaço

20 de agosto (sábado), das 10h às 18h (com uma hora de intervalo) – 25 vagas

Com coordenadoria da atriz Priscila Jácomo, os alunos poderão colocar o famoso nariz vermelho e aprender sobre a arte de ser palhaço das 10h às 18h (com 1h de intervalo) no sábado. Com capacidade de até 25 vagas, os interessados nessa linguagem de trapalhadas e alegrias podem se inscrever por meio do formulário online: https://forms.gle/bURwD8CGoigBKKPS6.  A seleção será feita por ordem de inscrição.

Sobre Priscila Jácomo – Atriz, dramaturga, palhaça e produtora cultural, Priscila criou os espetáculos solos Cuidado Frágil e S.O.S Quase tudo. Produziu e dirigiu os documentários O Circo Paraki e A alegria da Terra, como também, idealizou o projeto Povo Parrir. Também é mestranda em Humanidades, Direitos e outras legitimidades pela FFLCH USP.

Oficina – Danças Brasileiras e os Ciclos Festivos

22, 23 e 24 de agosto (segunda, terça e quarta-feira), das 18h30 às 21h30 – 20 vagas

Com coordenadoria da coreógrafa Fernanda Iannuzzi, os participantes das aulas poderão experimentar danças que refletem a cultura, contextos históricos e sociais das principais manifestações brasileiras. As aulas acontecerão de segunda a quarta das 18h30 às 21h30, com capacidade para até 20 vagas. Os interessados podem se inscrever na oficina por meio do formulário online: https://forms.gle/CfZaGvx9xPG7qFBo8. A seleção será feita por ordem de inscrição.

Sobre Fernanda Iannuzzi – Arte-educadora, bailarina-brincante, coreógrafa e pesquisadora em dança. Iniciou seus estudos sobre dança pro meio do ballet clássico, passando pela dança contemporânea e técnicas de contato-improviso. É licenciada em educação física com especialização em dança. Dançou em importantes festivais, mostras, bienais e demais eventos do cenário da dança. Realizou projetos dentro e fora do país, tendo seus trabalhos apresentados em palcos do Paraguai, Argentina e Portugal.

As Oficinas Culturais são realizadas a fim de qualificar, fomentar e descentralizar a produção cultural nas cidades do estado de São Paulo. Para a edição de 2022, o Programa cadastrou 327 cidades inscritas pelos gestores municipais entre 11 de novembro de 2021 e 15 de janeiro de 2022.

São oficinas e workshops para um público a partir de 16 anos, nas seguintes áreas e linguagens artísticas: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Comunicação e Novas Mídias, Cultura Tradicional, Dança, Fotografia, Gestão Cultural e Economia Criativa, Literatura, Música, Patrimônio, Performance e Teatro.

O secretário de Cultura, Zeca Rodrigues, afirma que as Oficinas Culturais sempre trazem cursos interessantes e antenados com a realidade local, valorizando os diversos segmentos como dança, fotografia, artes plásticas, literatura, entre outros.

Foto: Arquivo Poiesis