O professor de educação infantil é essencial na vida dos pequenos, pois desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, encorajando-as a assumir riscos, serem criativas e expressarem suas ideias. A Parada Pedagógica é uma proposta da Secretaria de Educação de Cubatão (Seduc) com o intuito de promover formação para que os professores tenham momento de reflexão da prática pedagógica.
No primeiro dia de agosto aconteceu palestra na Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic), que ocorreu na parte da manhã e da tarde. Foram recebidos professores que trabalham nas escolas de Educação Infantil I, atendendo alunos de zero a três anos. Cerca de 380 educadores participaram da oficina.
O tema desenvolvido pela palestrante Leila Oliveira Costa foi a Abordagem Pikler. Trata-se de um conjunto de princípios que tem como foco o respeito às capacidades e aos ritmos de desenvolvimento dos bebês. Leila é Doutoranda em Educação e Mestre em Educação pela UNICAMP. Formada em Pedagogia (UNICAMP), especialista em Educação de 0 a 3 anos e Terapeuta Sistêmica Familiar; especialista em Práticas Integrativas de Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, e também atuou por 18 anos na Educação Infantil como professora,
A Seduc ainda conta com uma programação com mais palestras no decorrer do ano, para aprimora os conhecimentos dos educadores do município. As próximas paradas acontecem dia 23 de agosto, para o infantil II (alunos de 4 e 5 anos), e 13 de setembro para o fundamental II anos finais (6º ao 9º), para professores de atendimento educacional especializado. Entre outras atividades que estão para vir.
Por: Secom Cubatão
Fotos: Divulgação PMC