A Justiça Eleitoral de Cubatão diplomou o prefeito eleito César Nascimento e a vice-prefeita eleita Andrea Castro no final da manhã desta quinta-feira (19), em cerimônia na Câmara Municipal de Cubatão. A solenidade também visou à diplomação dos 15 vereadores eleitos e reeleitos na cidade para a próxima legislatura.
A cerimônia foi comandada pelo juiz da 119º Zona Eleitoral Dr. Rodrigo Pinati. Também participaram da mesa dos trabalhos a promotora eleitoral Juliana Coelho e a chefe do Cartório Eleitoral Flávia Villar. Os convidados Márcio da Silva Santos, mesário que desde 1995 trabalha no pleito voluntariamente, e Maria Rita Pieruzzi, professora da rede municipal há 48 anos, também fizeram parte da mesa, representando, respectivamente, o reconhecimento às autoridades presentes e o que o juiz chamou da “força invisível da democracia”, já que eleição ocorre em grande parte graças à disposição e trabalho dos mesários.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo voto popular e está apto a tomar posse do cargo. “A diplomação sacramenta o resultado das eleições que representa a legitimidade do voto e a escolha democrática de todos aqui estão hoje”, ressaltou o juiz Dr. Pinati.
Os parlamentares eleitos também foram diplomados: José Elan dos Santos (Batoré), Ivan Hildebrando, Marcio Silva Nascimento (Marcinho), Guilherme dos Santos Malaquias (Guilherme do Salão), Alessandro de Oliveira, Edson Menezes Mota, Allan Mathias, Jair Ferreira (Jair do Bar), Daniel Barbosa de Assis Silva (Xuxa), Joemerson Alves (Cléber do Cavaco), Marcos Roberto Silva (Tinho), Ronaldo Araújo Queiroz (Ronaldo da Comissão), Guilherme Amaral e Alexandre Mendes da Silva (Topete).
O atual prefeito Ademário Oliveira também participou da cerimônia. Após a diplomação, o próximo passo é a cerimônia de posse, que ocorrerá em 1º de janeiro de 2025, às 18h, também na Câmara Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº). Na sequência, o prefeito eleito dá posse aos secretários municipais no Bloco Cultural.
Por: Secom Cubatão
Fotos: Maiko Santana, Vitória Lopes e Thiego Barbosa/PMC