Prefeitura de Cubatão apresenta projeto de revitalização da ‘Rua das Torres’, no Jardim Casqueiro

Orçada em quase R$16 mi, prazo previsto para execução da obra é de 1 ano

“Antes de qualquer coisa, eu afirmo que a nova Rua das Torres será um importante marco para a Cidade de Cubatão. Ainda que não tenha ocorrido fatalidade neste espaço onde passam fios de transmissão elétrica de alta tensão, o perigo de ocorrer sempre existiu, com árvores altas próximas às torres. Quando essas árvores foram plantadas, não dimensionaram ou não se preocuparam com a questão de ser uma área altamente perigosa e a Prefeitura não pode ter ingerência por se tratar um terreno particular, pertencente à CPFL, concessionária de energia. Além disso, há questões de legislação específica e que não podemos ignorar”, ressaltou o Prefeito Ademário Oliveira ao participar do lançamento do Projeto de Requalificação do Paisagismo do Caminho das Torres de Transmissão do Jardim Casqueiro, trecho que fica entre as Ruas Espanha e Portugal.

A fala do prefeito foi logo após a apresentação do escopo das etapas prevista para a obra, evento promovido pela Prefeitura na noite de quinta-feira (16), na UME Estado de Pernambuco, unidade situada ao lado da Rua das Torres. O prefeito explicou a situação do local, que abriga torres de alta tensão que distribuem energia elétrica para o bairro e outras localidades. O local nunca passou por intervenção, sendo alvo do plantio irregular de árvores altas ao longo do tempo e agora, a concessionária está implantando o projeto ‘Arborização mais segura’ em diversas cidades do Estado, incluindo Cubatão, que promove o convívio, acessibilidade, segurança e utilização de espécie de árvores adequadas em cada local em que há torres ou linhas de transmissão.

O projeto idealizado pela Prefeitura de Cubatão transforma a Rua das Torres em um espaço de convívio e lazer. “Este projeto é resultado de um ano e meio de tratativas com a CPFL. O prazo foi necessário para que se chegasse a um consenso que atenda aos anseios da comunidade e também da proprietária do espaço que corta o bairro em que estão as torres. Será um lugar aconchegante, onde as pessoas poderão frequentar com seus amigos familiares”, definiu Karla Roncete Mineiro, arquiteta, urbanista e paisagista responsável pelo projeto.

Ela explicou aos moradores que de um lado haverá uma ciclovia e do outro será a passagem de pedestre. Revelou que serão construídos  bancos ao longo da calçada com guarda-sóis gigantes para proteger do sol e da chuva. Um muro de concreto com pintura em branco vai separar o limite da área em que ficam as torres, cujo caminho compreende desde a Av. Jorge Peralta até o final do bairro Ponte Nova, no qual não poderão ser plantadas árvores que atinjam mais de três metros de altura depois de crescidas, internamente e externamente. Desta forma, a vegetação indicada é a de arbustos e plantas baixas. Para isso, haverá o plantio de árvores nativas como as espécies manacá-de-cheiro, jerivá, areca-bambu, além dos arbustos pingo-de-ouro, clorofito e torena. O local terá placas de aviso quanto ao perigo de transitar na área das torres de transmissão de energia.

Ordem de Serviço, orçamento e prazo de execução – Após as explicações iniciais para situar os presentes acerca deste acontecimento, foi feita a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Ademário, o secretário de obras Marcos Quarterolli e o engenheiro representante da empresa que vai executar as obras. De acordo com a Secretaria de Obras (Semob), o investimento será de R$16 milhões e a previsão de entrega é no fim do primeiro semestre de 2025.

Ademário Oliveira comentou ainda que o projeto se constitui em uma obra feita para população cubatense, trazendo ganhos para o bairro em várias situações. Além de se tornar um novo espaço de lazer: muda a paisagem, muda a urbanização, qualifica o ambiente e altera para melhor o fluxo do comércio. “Essa revitalização da Rua das Torres será mais um dos destacados legados dessa Administração, assim como o Píer e tantas outras obras que estão em execução”.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Ivan Hildebrando, dos secretários Fabrício Lopes (Governo e Turismo), Claudio Barazal (Comunicação), Andrea Castro (Habitação), Halan Clemente (Meio Ambiente), Genaldo Santos (Finanças), Renata Almeida (Chefe de Gabinete), entre outras secretarias que compõem a Administração. Representando a Câmara Municipal, vários vereadores prestigiaram o evento.

Texto: Secom Cubatão
Fotos: Renato Atalaia/cedidas e Projeto Urbanístico