A Prefeitura de Cubatão oficializou nesta terça-feira (27), por meio da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), a assinatura dos novos contratos do programa ‘Bolsa Atleta’, beneficiando 125 esportistas locais em diversas modalidades. A cerimônia, realizada na sala de reuniões do Gabinete do prefeito Ademário Oliveira, destacou a importância de jovens que têm representado a cidade em diversas competições.
Um dos destaques é Dhanyel Pedro da Silva, de 14 anos, jogador de Futsal, que se sente entusiasmado com a bolsa concedida para auxiliar em seus treinamentos. Ele começou a praticar a modalidade aos 6 anos de idade e hoje é aluno da Aymoré Futsal, na Vila Couto. “A molecada que eu conheço geralmente prefere não praticar esporte. Eu invisto por ser algo que faz eu ocupar o tempo com diversão e me desenvolvendo de forma saudável”.
Representando a força feminina, Luíza Alves Araújo de Jesus tem 17 anos de idade e pelo menos 11 de prática no Karatê. São três Campeonatos Pan-Americanos, além de participações nacionais e estaduais. “Essa iniciativa é muito importante para o desenvolvimento do atleta, já que nos motiva a alcançar nossos objetivos”, afirma. Atualmente, Luíza faz parte da Academia Ken in Kan Cubatão, dirigida pelo sensei Allan Vicente, na Vila Nova.
A cerimônia também reuniu técnicos e treinadores, como o carateca Rafael Inácio Carneiro Mota, que classifica o ‘Bolsa Atleta’ como um investimento fundamental ao desenvolvimento esportivo no município: “Manter-se no esporte é caro. Então, esse apoio é fundamental. Com o investimento, a equipe cresce cada vez mais”.
Reconhecimento – Presente, o prefeito Ademário Oliveira enfatizou que todos os atletas foram contemplados com base em critérios de competência, seguindo a lei municipal que regulamenta o ‘Bolsa Atleta’ e promove um ranqueamento justo. A lei 4.187/2022 destaca-se como um marco ao garantir que os esportistas sejam reconhecidos com base em seus resultados, sem favorecimentos.
“Iniciamos com 80 e saltamos para 125 jovens engajados no projeto. Desta vez, 70% dos contemplados são atletas de base, o que fomenta o crescimento do esporte na cidade. É ainda um grande estímulo porque, quanto maior o desempenho, maior o investimento nesta ajuda de custo”, comemora o prefeito Ademário.
Para Alessandro Bortolomasi, secretário de Esportes, o ‘Bolsa Atleta’ é “um ponto de partida para aprimoramentos futuros no apoio de atletas em Cubatão” – sensação que impulsiona mais cidadania e qualidade de vida. Os atletas foram agraciados nas 15 modalidades: Judô (4), Handebol (4), Atletismo (4), Kickboxing (3), Natação (3), Halterofilismo (1), Power Lifting (1), Fisiculturismo (1), Xadrez (2), Wrestling (18), Karatê (19), Basquete (17), Boxe (2), Voleibol (23) e Futsal (23).
Bolsa Atleta – Destina-se a esportistas que representam exclusivamente e residem no município, demonstram alto desempenho em modalidades olímpicas, praticam esportes individuais e outras modalidades no calendário anual do Estado. Além disso, devem ter idade mínima de 14 anos, ser vinculados a uma entidade esportiva local, comprovar representatividade do município através de serviço voluntário e participação em competições estaduais, nacionais ou internacionais no ano anterior.
O valor máximo do benefício é de R$ 1.000,00. O edital permite aos interessados escolher entre a ‘Bolsa Atleta’ – com valor variável de acordo com a classificação do esportista – e a bolsa de estudos (50% das anuidades para estudantes do ensino médio, técnico-profissionalizante ou superior).
Por: Secom Cubatão
Fotos: Vitória Lopes/Secom