A Prefeitura de Cubatão assinou nesta quinta-feira (12) a ordem de serviço para finalização do Teatro do Anilinas. Com isso, o equipamento cultural contará com palco, camarins, salas de controle, vestiários, 258 lugares na plateia, além da execução de toda a parte acústica, mobiliária e de climatização. A assinatura aconteceu no ‘foyer’ do Teatro que fica no 1º andar do Centro Multimídia do Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº). A cerimônia de assinatura contou com a participação da classe artística e de diversas autoridades, além do ator Edson Celulari, que fez questão de prestigiar a solenidade.
“Mais um dia histórico para Cubatão e para a arte. Um privilégio assinar esse documento na presença desse grande ator que tão bem representa a comunidade do teatral e artística”, disse o prefeito Ademário Oliveira. “A arte está acima de qualquer Governo. E foi a união de esforços do movimento cultural com a vontade política que possibilitou a maturação para chegarmos a esse ato histórico, algo que o meio artístico aguarda há 40 anos. Graças ao fluxo de caixa resultante da responsabilidade fiscal que implementamos ao longo dos últimos 8 anos, temos 100% dos recursos já disponíveis para finalizar essa obra”, completou o prefeito.
O ator Edson Celulari fez questão de participar da noite especial para a arte cubatense. Ícone da dramaturgia brasileira com trabalhos que ficaram marcados na TV, teatro e cinema, afirmou que “é um prazer estar em Cubatão e ver que a cidade se recuperou ambientalmente e se firma cada vez mais como um celeiro artístico. A gente fica sabendo, mas ver de perto é diferente. O fazer teatro também é uma arte que salva pessoas, e possibilita tanto para quem atua quanto para quem o assiste, enxergar o mundo de outra forma”, disse Celulari. Aos 66 anos de idade, o artista global atuou em cerca de 40 produções, como novelas, filmes e minisséries, além do teatro.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras (Semob), a finalização do teatro terá investimento de R$5 milhões, financiado com recursos públicos. A Secretaria de Cultura informou que a previsão de entrega da obra é de seis meses. “É orgulho estar aqui e, com certeza, um marco da Cultura para o povo cubatense e para a região”, ressaltou o secretário de Cultura Omar Bermedo.
A presidente do CMPC – Conselho Municipal de Política Cultural de Cubatão Alisse Flora disse que “é muito importante para a cidade ter este teatro funcionando. A arte no palco é algo público que o pertence, que vai além das ruas, com todos os grupos e fazedores da cultura. Eu fico muito feliz por este acontecimento”, resumiu Alisse.
Outros participantes – Também marcaram presenças no evento diversos secretários que compõem o Governo Municipal e vários secretários-adjuntos, além de vários representantes de seguimentos artísticos e o diretor do Teatro do Kaos Lourimar Vieira. Os vereadores Afonsinho e Alan Mathias representaram a Casa de Leis cubatense.
Por: Secom Cubatão
Fotos: Maiko Santana e Vitória Lopes