Prefeitura e Polícia Militar intensificam fiscalização na Cidade para conter avanço do coronavírus

Equipes impediram que eventos ocorressem no fim da tarde de sábado (21); munícipes que notarem irregularidades podem denunciar
A Prefeitura de Cubatão, por meio das Secretarias de Finanças (Sefin) e Segurança Pública e Cidadania (SSP), com a Polícia Militar realizaram no fim da tarde deste sábado (21) uma fiscalização pelo município para conter aglomerações.
“Os fiscais de tributos receberam denúncia de que haveria um casamento ocorrendo no Jardim Casqueiro, além de eventos ao ar livre no mesmo bairro. Também recebemos denúncia de festas ocorrendo no Conjunto Afonso Schmidt”, explicou o secretário de Finanças Genaldo dos Santos.
Segundo a equipe, composta por 10 policiais, quatro funcionários da SSP e três da Sefin, não foi necessário penalizar os responsáveis; após orientação sobre as medidas preventivas contra a proliferação do coronavírus, os eventos foram cancelados.
A iniciativa faz parte de uma série de medidas preventivas contra o avanço da doença covid-19, em conformidade com decisões do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista) e Governo do Estado, determinando o fechamento de diversos estabelecimentos e o funcionamento apenas de serviços essenciais como supermercados, farmácias, postos de gasolina, entre outros, incentivando, quando possível, serviços de entrega (incluindo restaurantes e lanchonetes, que não devem fazer atendimento local).
Vale frisar que é proibido qualquer tipo de aglomeração. Dessa forma, a Prefeitura disponibilizou um telefone para que munícipes denunciem qualquer tipo de irregularidade, como reuniões, festas e eventos, mesmo em locais abertos. O telefone para denúncia é 3362-4403, todos os dias, das 7 às 19 horas; nos demais horários, podem ligar para o 190, da Polícia Militar.
Quem descumprir com a medida está sujeito a multa, interdição e apreensão, de acordo com o estabelecimento e quantidade de pessoas. Pode ter ainda mercadorias apreendidas, local fechado e alvará cassado.
“Estamos atuando em conjunto, mas ressaltamos que a Polícia Militar também atua independentemente da iniciativa da Prefeitura, fiscalizando, autuando e aplicando penalidades se for preciso”, disse o secretário de Segurança Pública e Cidadania Wanderley Mange.
As fiscalizações continuam na cidade ao longo da semana.