Acordo de cooperação foi assinado na noite de quinta-feira (19) e beneficiará 180 famílias
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, e o Rotary Clube do Jardim Casqueiro firmaram, na noite de quinta-feira (19), acordo de cooperação com o objetivo de desenvolver ações sociais junto a 180 famílias da Vila Noel. A comunidade será transferida para o conjunto habitacional construído em área do Centro Social Urbano (CSU), no Jardim Costa e Silva, pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado (CDHU).
A solenidade de assinatura do convênio foi realizada no Restaurante Kalaballis, no Jardim Casqueiro, estando presentes o prefeito Ademário Oliveira; a secretaria municipal de Habitação, Andréa Castro; o presidente do Rotary/Casqueiro, Thiago Rodrigues; o presidente do Distrito 4420 do Rotary, Adriano Valente e lideranças da Vila Noel.
O objetivo do acordo de cooperação, segundo a secretária, é dar maior amplitude à ação social junto às 180 famílias que passarão por uma mudança radical de vida quando tiverem de sair da Vila Noel onde residem há muitos anos para um conjunto de apartamentos na área central da cidade.
“O trabalho social desenvolvido pela CDHU com as famílias que vão morar nos núcleos que constrói é pragmático e rápido, limitando-se aos seis meses antes da mudança e seis meses após. A Prefeitura amplia essa atuação por mais tempo e insere novos conceitos”, explicou Andréa. No caso da Vida Noel, a parceria com o Rotary do Jardim Casqueiro, segundo a secretária, possibilitará uma variedade grande de ações que vão além da simples adaptação das famílias à nova realidade habitacional.
Com esse objetivo, foram organizados diversos cursos voltados principalmente para o núcleo familiar. Entre eles: família dos novos tempos, com enfoque no combate à violência doméstica, urbana e enfrentamento de preconceitos; família e escola; prevenção ao alcoolismo, educação ambiental, educação patrimonial ( para melhor uso do espaço construído) ; noções de Direito Civil, educação financeira e orçamento familiar.
“Não podemos esquecer, também, as questões relacionadas à geração de renda, importantes,principalmente neste período de crise de desemprego no País”, explicou Castro. Assim, haverá cursos de empreendedorismo, destinados a estimular e orientar os moradores quanto à criação e gestão de empresas. O trabalho de organização e adaptação das famílias ao novo núcleo residencial será intensificado, sendo focado na mobilização e organização da comunidade. Os moradores serão orientados sobre como formar a associação de moradores e como administrar os condomínios.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI