Prefeitura Municipal de Cubatão promove o seminário “Nasce uma indústria: Turismo”

A cidade tem potencial suficiente para criar empregos e renda, além de fomentar os setores de serviço e comércio

Durante três dias a Secretaria Municipal de Turismo vai discutir o potencial de Cubatão no seminário “Nasce uma nova indústria: Turismo” que acontecerá de 23 a 27 de setembro. A programação traz palestras no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº) e visitas técnicas a alguns dos principais pontos turísticos de Cubatão. O seminário oferecerá, ainda, espaço de exposição às agências de turismo, hotéis e grupos de monitores ambientais, todos do município.
Além de profissionais e estudantes do setor de Turismo, o titular da pasta, Antônio Martins Ribeiro, explica as razões de o seminário ser aberto à participação popular: “Interessa a toda a sociedade porque estaremos discutindo o nascimento de uma nova indústria na cidade, com grande potencial para a geração de emprego e renda e de fomentar os setores de comércio e serviços”.
Além da Prefeitura Municipal de Cubatão, o evento tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Fundação Florestal, do Turismo de Base Comunitária – TBC das Cotas, do Conselho Municipal de Turismo e do CIDE/CIESP. Do Governo Federal, o apoio vem através do Instituto Federal de São Paulo que mantém na cidade o primeiro curso superior de turismo e, finalmente, do GMAC – Grupo de Monitores Ambientais de Cubatão.
“Vamos reunir durante esses três dias, as pessoas que estão ligadas à indústria do turismo focando, principalmente, quatro abordagens: turismo industrial, ecológico, náutico e histórico”, completa Antônio Ribeiro. Confira a programação oficial:
Dia 23 – segunda-feira
Abertura às 9h – credenciamento
9h30 – Palestra Turismo Ecológico, com Patrícia Cristina Camargo Rodrigues, gestora do Núcleo Itutinga-Pilões
10h – Turismo de Base Comunitária – Avanços e Possibilidades, com a gerente de Ações e Recuperação Urbana, Walkyria Marques de Paula
10h30 – Possibilidades do Turismo Náutico, com Daniel Ravanelli, proprietário da Náutica da Ilha
11h – Mesa redonda e propostas para 2020
14h – Visita às Cotas – Turismo de Base Comunitária
Dia 25 – quarta-feira
09h30 – Patrimônio e Turismo, com historiador Welington Borges
10h – Turismo Arqueológico – Sambaquis, com a arqueóloga Marília Oliveira Calazans
10h30 – Caminhos do Mar – Monumentos Históricos, com o gestor da Unidade de Conservação, Nilton de Oliveira Peres