Primeiro encontro do Clube de Observadores de Aves reúne apaixonados pela avifauna em Cubatão

Momento foi de avistar diversas espécies de aves, interagir com a natureza, aprender sobre os hábitos das espécies e tirar dúvidas

Entusiastas da observação de pássaros se reuniram neste domingo (3) para uma atividade que promete criar oportunidades e fortalecer laços de amizade entre os apaixonados por aves. O evento, que ocorreu em uma minitrilha no manguezal, entre 7 horas e 10h30, reuniu um grupo de aficionados pela avifauna – estação ecológica marcada pela presença de aves aquáticas – em uma manhã repleta de avistamentos e interações.

Conhecida como birdwatching, a atividade inaugural é parte de uma sequência de atividades do Clube de Observadores de Aves de Cubatão (COA) que tem o propósito de atrair não apenas os olhares dos admiradores de aves, mas de fomentar a prática na cidade. Para Luciana Cruz, fundadora do COA, a ação pode “proporcionar um espaço democrático e sem custos para pessoas com esta paixão em comum”.

Munidos de binóculos e câmeras, os participantes tiveram a oportunidade de explorar a riqueza da fauna local. “Muitas vezes, adeptos a hobbies específicos, como observação de carros antigos ou jogos, sentem-se isolados por não conhecerem outras pessoas com os mesmos interesses. Essa atividade tem objetivo de preencher essa lacuna”, explicou Luciana.

Durante a ação, os participantes avistaram diversas espécies, incluindo garças, pica-paus de cabeça amarela, fragatas e maçaricos pintados – que estão migrando do hemisfério norte para o Brasil. A diversidade avistada demonstrou a riqueza da avifauna local e proporcionou aos participantes uma experiência enriquecedora.

Apoiado pela Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Turismo,  o próximo encontro já está programado para a próxima sexta-feira (8), embora o local ainda esteja em processo de definição. Para se inscrever, é necessário fazer contato pelo telefone (13) 99204-9087. Outras informações pela página oficial do Coa: www.instagram.com/coa.cubatao).

Por: Renan da Paz/Estagiário Secom
Fotos: Rafael Oliveira/Secom