O Hospital Municipal Dr. Luiz de Camargo da Fonseca e Silva, em Cubatão, realizou um treinamento voltado aos colaboradores da Unidade, tendo em pauta a administração segura de medicamentos e manobras de desengasgo com líquido e sólidos. Na oportunidade, um total de 44 profissionais de enfermagem, dos setores de alojamento conjunto, pediatria e UTI neonatal/pediátrica participaram das atividades, que tiveram por objetivo instruí-los para o caso da necessidade de atendimento de ocorrências no processo de medicação e emergências como os engasgamentos.
Segundo a enfermeira Daniela Aparecida Gomes Souza, supervisora de cuidados especiais, quanto mais rápido for o atendimento e o uso correto da técnica nos casos de engasgos em recém-nascidos e crianças, maior é a chance de sobrevivência. “Abordamos uma pauta de grande relevância, que é a situação do engasgo, uma realidade dentro da maternidade e pediatria. Por conta disso, capacitar os profissionais sobre como proceder numa emergência é de extrema importância para a equipe de saúde e para a segurança do paciente e sua família”, detalhou a enfermeira Daniela, que ministrou o treinamento.
A iniciativa faz parte de uma série de ações realizadas pelo Comitê de Humanização do Hospital Municipal de Cubatão, administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Cubatão.
Por: Secom Cubatão com informações da SBCD
Fotos: Divulgação SBCD