Projeto ‘Ativa-Idade’ leva dança e emoção ao Parque Anilinas, em evento comemorativo ao ‘Dia das Mães’

Uma manhã diferente, animada, dançante e vivida com muita interação social. Assim foi para 150 integrantes de um projeto, em Cubatão, que tem como objetivo principal resgatar pessoas da ociosidade, encontrando maneiras de combater o sedentarismo. Trata-se do ‘Ativa-Idade’, que reúne diversas ações voltadas para o bem-estar e valorização da mulher e também do homem da terceira idade. Para isso, teve uma programação especial,  com café da manhã, dança de salão e lazer ao ar livre. O palco escolhido foi o Parque Anilinas e o evento ocorreu nesta sexta-feira (10). Aliado a isso, também foi celebrado o Dia das Mães. A ação teve momentos marcantes, mexendo com as emoções dos participantes.

O ‘Ativa-Idade’ acontece desde 2019 na cidade, mas se fortaleceu no pós-pandemia, justamente com a proposta de fazer com que esse grupo saísse da rotina de casa no sentido de incentivar a atividade física e combater o sedentarismo, além de promover a socialização entre os integrantes. “Aliás, este sempre foi o nosso foco”, ressalta a fisioterapeuta Viviane Campina, coordenadora do Projeto. Conforme pôde ser visto na atividade em questão, os participantes atestam o que disse a responsável por tocar o projeto. José Ferreira de Araújo Sobrinho, 69 anos, é um deles. Ele conta que está há cinco meses no grupo e que foi uma das melhores coisas que surgiu para ele ultimamente.

‘Mudou a minha vida, fiz novas amizades, conheço lugares diferentes. Aqui eu me sinto inserido, a gente brinca, conversa, dança, troca experiências de vidas. Enfim, este convívio faz muito bem para mim e vejo que também fez bem para as outras pessoas do grupo. Isso é muito legal, ajuda até no nosso psicológico. Faço questão de participar de todas as atividades”, afirmou Ferreira. Da mesma forma pensa a senhora Francisca Lena do Nascimento Silva, 59. Ela, porém, chamou atenção por um fato que marcou o evento. Francisca pediu o microfone e anunciou que aquela era a última atividade dela na turma, pegando todos de surpresa. Mas que para isso havia uma razão. Ela informou que, depois de 40 anos morando em Cubatão, está de mudança para o Ceará. Já com a voz embargada, agradeceu à professora Viviane, falou da importância do Projeto em sua vida e das amizades proporcionada neste período de atividade junto ao grupo.

Momentos de muitas emoções – “Estou de mudança já programada, mas é com muita dor no coração que vou deixar vocês. Irei sempre me lembrar dos vários momentos agradáveis que passamos juntos. Mas são coisas da vida. A gente não manda no destino. Que vocês continuem respeitando a professora Viviane  e valorizando este projeto. Não o deixe acabar, pois ele mudou a minha vida e acredito que a de muitas de vocês aqui. Obrigado por tudo”, despediu-se dona Francisca, causando muita emoção na turma, que ficou ainda mais intensa, pois logo em seguida a coordenadora fez a leitura de uma mensagem em homenagem especial ao Dia das Mães. Foi difícil para muitos se segurarem. Mas para encerrar bem, após as atividades, foi servido um sortido café especial, com os parabéns a todas as mamães e avós do Projeto.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Maiko Santana