...

‘Cubatão Cidade Criativa’ apresenta diagnóstico cultural nesta quarta-feira (19) encontro virtual

Reunião acontecerá a partir das 19h pelo aplicativo zoom e é aberto a toda a comunidade
  • 3 min de leitura

O projeto ‘Cubatão Cidade Criativa’ realiza nesta quarta-feira (19) mais um encontro setorial on-line a partir das 19h, via aplicativo zoom. O link de endereço para a reunião é: https://us02web.zoom.us/j/4696823420.  Além de ser uma das 10 cidades contempladas do programa Cria – SP, idealizado pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e Associação Amigos da Arte, Cubatão vem desenvolvendo as ações do projeto desde o mês de setembro.

Este encontro terá a mediação do consultor André Martinez, especializado em economia criativa, que apresentará o primeiro resultado do diagnóstico setorial da cultura da cidade, produzido em colaboração com diversos artistas do município. O objetivo é ampliar as discussões sobre a produção local, seus desafios e oportunidades, a fim de colaborar com o plano de desenvolvimento em economia criativa que será elaborado no mês de novembro em um fórum participativo.

A cidade de Cubatão foi escolhida após o envio de informações a respeito de seus programas e projetos em economia criativa, destacando o interesse em aprofundar e desenvolver iniciativas e estratégias locais sobre o tema, além de indicar gestores para atuar, de forma participativa, na construção do plano de economia criativa.

O objetivo do programa Cria – SP é acrescentar a participação da classe artística neste projeto que prepara a futura candidatura da cidade de Cubatão para a Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Artistas da música, das artes cênicas e do audiovisual estão convidados a participar.

Redes Cidades Criativas – Criada em 2004 para promover a cooperação entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. Serve como uma plataforma internacional de intercâmbio e colaboração entre cidades para a implementação dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, notadamente o Objetivo 11 sobre cidades e comunidades sustentáveis. A Rede é composta por mais de 200 cidades de mais de 80 Estados – membros da UNESCO, em sete áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música. No Brasil, 12 cidades fazem parte da Rede da UNESCO: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG) no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) em design; João Pessoa (PB) em artesanato e artes populares; Salvador (BA) e Recife (PE) na música; Santos (SP) no cinema; e Campina Grande (PB) em artes midiáticas.

Foto: Banco de imagens Freepik

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais