Projeto de estudantes da ETEC de Cubatão revitaliza Praça Melquiades dos Santos, no Jardim Costa e Silva

Com um conjunto de idéias sustentáveis, a praça ganhou novo padrão estético, playground, horta e espaço pet

Os moradores do Jardim Costa e Silva aprovaram o conceito de sustentabilidade aplicado à Praça Melquiades dos Santos, resultado dos esforços da união entre poder público, iniciativa privada, estudantes e Organizações Não Governamentais – ONGs. A “nova” praça ganhou um padrão estético diferenciado, playground para as crianças, horta comunitária e até um “espaço pet”.
O projeto, desenvolvido pelo Grupo Ecotten, formado por alunos da Escola Técnica de Cubatão – ETEC, foi o vencedor do concurso “Praça Sustentável”, promovido pela empresa Unipar Carbocloro. As obras de adequação da praça foram realizadas sábado passado (15) pelos estudantes da ETEC, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, funcionários da Secretaria de Manutenção Urbana,  participantes da ONG Ecophalt e contou ainda com a participação dos moradores do bairro.
A Praça, que fica em frente à Agência da Cetesb, na Avenida Tiradentes, passou por um processo de poda e limpeza dos jardins, ganhou novos bancos e mesas, um trampolim-jump, gangorra e um espaço pet – voltado para animais domésticos, além de horta comunitária com vária espécies de legumes e temperos. Foram aplicados somente materiais sustentáveis, inclusive com tintas à base de água. Para os moradores que participaram da revitalização da praça, toda a ação “foi uma verdadeira aula de trabalho em equipe, cidadania e meio ambiente”.

Galeria de fotos – clique aqui